Serviço de Informação sobre Medicamentos do Huse auxilia profissionais sobre uso racional de medicamentos

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), maior hospital referência em alta complexidade do Estado, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta com uma média de 800 materiais médicos hospitalares e 180 itens padronizados, aproximadamente 500 apresentações de medicamentos e no laboratório. A unidadel conta há quase seis anos com o Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) que são unidades operacionais que proporcionam informações técnica e científica sobre medicamentos de forma objetiva e constituem uma estratégia para atender às necessidades particulares de informação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há o uso racional de medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. Como o dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o SIM do Huse, destaca a importância do trabalho que é desenvolvida dentro do Huse.

“O serviço é importante porque auxilia a todos os profissionais de saúde, os enfermeiros e até os médicos, com informações concretas e científicas sobre os medicamentos, a diluição, a instabilidade, as dúvidas, o manual de diluição da pediatria e da UTI, sobre o uso racional dos medicamentos, fazer o descarte adequado, assim como o armazenamento e estar atento aos riscos de intoxicação”, explicou a farmacêutica do SIM no Huse, Quênnia Garcia.

Serviço

O SIM funciona há quase seis anos e vem realizando as atividades voltadas ao uso racional de medicamentos, através do recebimento de dúvidas dos profissionais de saúde do hospital, assim como a elaboração de boletins técnicos e realização de projetos de educação continuada, envolvendo palestras e capacitações dentro e fora do ambiente hospitalar. Três farmacêuticas atuam no serviço que é pioneiro dentro do Estado.

No primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril 2019) foram registrados pelo SIM do Huse, 23 dúvidas recebidas dos profissionais de saúde do hospital. Desse total, 39% foi sobre diluição de medicamentos, seguido de 26% sobre estabilidade dos mesmos. Além disso, o serviço também enviou mensalmente aos profissionais de saúde boletins informativos, informes técnicos com o objetivo de alertar aos profissionais de saúde sobre determinado assunto voltado ao ambiente hospitalar. Realizou capacitações nas alas do internamento hospitalar, assim como nas farmácias hospitalares em parceria com outros setores do hospital.

Uso racional

Vale frisar que o uso racional e correto dos medicamentos é importante para auxiliar na melhoria da saúde da população. O uso inadequado pode surtir um efeito colateral indesejado, uma intoxicação ou só mascarar os sintomas. Devem seguir a prescrição médica tanto no hospital, quanto ao uso em casa, obedecendo a quantidade e a hora que foi determinado.

 

Publicado: 2 de maio de 2019, 15:05 | Atualizado: 2 de maio de 2019, 15:05