Serviço de doação de sangue no Hemose registra 259 coletas no final da semana
Por Rosângela Cruz
Os voluntários estão atendendo ao chamado do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para restaurar o estoque de sangue da unidade responsável pelo atendimento da demanda transfusional da Rede Hospitalar. No último final de semana foram efetivadas 259 doações (dados relativos à sexta-feira e sábado, respectivamente, dias 1 e 2 de março).
Segundo estatísticas do Hemocentro de Sergipe, nas últimas duas semanas de março, o serviço registrou uma média de 90 coletas por dia. Apesar do resultado satisfatório nas doações, houve o aumento na demanda dos hospitais ocasionada pelas cirurgias eletivas, a exemplo do coração, obstetrícia, ortopédica, além do tratamento de pacientes oncológicos e de doenças hematológicas, como anemias severas.
Um exemplo dessa necessidade de sangue foi a cirurgia da mãe de Aroldo Costa Monteiro, que reside na Colônia 13, no município de Lagarto. Devido ao procedimento e a possível necessidade de transfusão sanguínea, ele deslocou quatro pessoas amigas da família para colaborar com a doação. “Na nossa família, tenho irmãos que são doadores, mas eles não podiam doar. Conversei com esses colegas, que se disponibilizaram ”, contou Aroldo.
No grupo, apenas Ailton Pereira da Costa é doador de sangue, os demais amigos nunca doaram. “Gosto de ajudar independente de ser parente ou uma pessoa estranha. Estive no Hemose de coração. O importante é fazer o bem e ajudar sempre. Somos todos irmãos e devemos ajudar a quem precisa”, declarou o doador.
Para atender esse público, o Serviço de Captação da unidade segue com o trabalho de convocação dos doadores com os tipos sanguíneos A positivo, O positivo e negativo para suprir a necessidade da rede hospitalar.
“O Banese nos dá esse suporte através do serviço de call center. Encaminhamos a lista dos doadores regulares que tenha um dos três tipos sanguíneos”, ressaltou a gerente de Captação do Hemose, Rozeli Dantas.
Componentes do sangue
O sangue é composto por três componentes, as hemácias, utilizado em transfusões, indicado principalmente no tratamento de anemia. As plaquetas, responsável pela coagulação do sangue, é indicado em pacientes em tratamento de câncer e em casos de cirurgias cardíacas e o plasma é indicado em pacientes com doenças graves no fígado, que sofreram traumas por acidentes ou em caso de grandes cirurgias.
Critérios
Para doar sangue é necessário observar alguns critérios, a exemplo de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 4 de abril de 2016, 18:34 | Atualizado: 4 de abril de 2016, 18:34