Sergipe participa do Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes
Por Morgana Barbosa
Durante toda esta sexta- feira, 02, acontece em todo o Brasil o Dia de Mobilização Nacional para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chicungunya. A programação realizada em Sergipe envolve ações integradas e simultâneas desenvolvidas nos 75 municípios. Na Escola Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria, houve uma concentração que reuniu autoridades, órgãos atuantes no processo de enfrentamento ao mosquito e a comunidade estudantil.
Em todo o Estado, aproximadamente 5 mil pessoas estão envolvidas nessas ações, entre eles, o Ministério da Saúde, o Governo de Sergipe (através das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação), 28º Batalhão de Caçadores (28BC) e todas as Forças Armadas, além de Prefeituras, Defesa Civil, Coordenação e membros da Sala Estadual de Situação, Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e, especialmente, a população.
“Entendemos que todas as ações de combate ao Aedes partem do princípio da educação dos profissionais, das escolas e da população. Hoje, temos uma integração e força maior para demonstrar a população que essa luta não é só do Estado, do Exército, Ministério da Saúde, e, sim, de todas as instituições, órgãos e de todos os cidadãos”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.
A solenidade contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Luíz Zeraik Abdalla, que destacou a necessidade urgente de agregar esforços contra o mosquito. Em seu discurso o representante do Ministério da Saúde destacou a necessidade de proteger as gestantes contra o Zika vírus e, assim, evitar que crianças venham a nascer com microcefalia.
“Enquanto não há uma vacina disponível para evitar o Zika vírus, é preciso destruir os criadouros do mosquito. Não faltarão recursos para reverter a epidemia do Aedes. O governo federal está colocando todos os recursos financeiros, tecnológicos e humanos nessa luta em defesa da vida e nós precisamos que vocês venham junto”, afirmou, chamando a população a participar desse enfrentamento.
Em Sergipe, são notificados 269 casos de microcefalia. Somente em Aracaju foram registrados 98. Por isso, e diante da chegada do verão, a atenção precisa ser redobrada.
A coordenadora da Sala de Situação, Tereza Cristina, esclarece que essa é uma ação de mobilização nacional, coordenada pelas salas de todo o Brasil, junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), as Forças Armadas, a Brigada Itinerante e os agentes de endemia.
“O intuito é que todos os trabalhadores, em seu ambiente de atuação, se tornem agentes de combate ao Aedes, vistoriando seus locais de trabalho de maneira articulada e participativa e que, a partir de hoje, em todas as sextas-feiras ocorra essa vistoria em todos os ambientes”, acrescentou a coordenadora.
Essa força tarefa contra o Aedes Aegypti conta com a atuação o Exército que, hoje, em Sergipe, mantém todo seu efetivo, ou seja, 600 militares envolvidos na ação.
“Tivemos a capacitação de 30 militares feita pela SES. Os militares irão difundir as informações para as escolas. Durante todas as sextas-feiras, vamos ministrar palestras e conscientizar nosso público interno sobre o assunto. Nossa previsão é seguir com essa iniciativa até abril, podendo prorrogar a data”, informou o Major Alípio Gomes – oficial de operações do 28BC.
Os agentes da Brigada Itinerante Estadual realizaram visitas nas repartições públicas, imóveis privados, residências para orientar a população e eliminar possíveis focos da larva do Aedes. Para este trabalho, também puderam contar com o apoio de soldados do Exército.
Santa Maria
De acordo com Conceição Mendonça, a escolha do bairro Santa Maria se deu por ser uma localidade que tem grande extensão e expansão. “Além disso, é a zona do projeto piloto de mobilização, através da participação de escolas e da comunidade. A população daqui está servindo como referência e exemplo para outros bairros”, destacou a secretária.
O estudante Emerson Walace, 18 anos, comemora as iniciativas desenvolvidas no bairro, mas avalia que é necessário colocar o conhecimento adquirido em prática. “Acredito que o bairro Santa Maria estava precisando de uma ação dessas. Mas além de refletir sobre o assunto, também é importante que a comunidade coloque em prática o que aprendeu. As pessoas têm que se conscientizar e saber que é necessário deixar recipientes, a exemplo de caixas d’águas, fechados”, pontuou.
Já Bruno Couto, estudante do 2º ano do ensino médio, apesar de adotar algumas medidas para prevenir o surgimento de criadouros, não escapou da Dengue. “Na minha casa secamos a lavanderia, por exemplo, para não acumular água. Mas acabei tendo Dengue e foi péssimo. Não gostaria que as outras pessoas passassem pelo mesmo que eu”, revelou o jovem de 17 anos.
A secretária de Estado da Saúde revela que muito ainda precisa ser feito para erradicar o mosquito. Para ela, a conscientização promovida nas escolas é uma das principais ferramentas e por isso é preciso investir em trabalhos dedicados às crianças.
“Entendemos que temos que trabalhar a educação, através do fortalecimento das ações nas escolas, com as crianças ensinando para que evitem água parada e destinação correta do lixo”, disse a secretária.
Doação de Veículos
Ainda durante a manhã desta sexta-feira, 02, o Ministério da Saúde fez a entrega de quatro veículos de modelo Dôblo, para dar suporte aos agentes que atuam especialmente na Zona Rural de Sergipe. A solenidade que marcou a entrega dos veículos ocorreu no Núcleo do Ministério da Saúde, localizado, em Aracaju.
“Essa é mais uma ferramenta para fortalecer o combate ao mosquito nos municípios sergipanos”, enfatizou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Luíz Zeraik Abdalla, que fez a entre das chaves aos municípios selecionados.
Dois veículos foram doados à Secretaria de Estado da Saúde, para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela Vigilância e pela equipe da Brigada Itinerante, e as demais foram direcionadas aos municípios de Itabaianinha e Itabaiana.
“Utilizamos como critério, para selecionar os municípios, os índices de infestação da Dengue e outras doenças. Critérios estes estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.
A secretária esclarece, ainda, que haverá um monitoramento contínuo para que as Dôblos estejam disponíveis aos trabalhos desenvolvidos pelos agentes de endemias, para o combate aos focos do mosquito.
“Essa parceria entre o Ministério, SES e municípios é muito importante. Apesar de estarmos cumprindo o nosso papel detectando a larva, atualizando o Liraa e mostrando a situação epidemiológica em que o município se encontra, realmente precisamos de apoio tanto técnico quanto financeiro. Por isso, hoje estamos muito felizes em receber esse auxílio do Ministério Saúde”, avaliou o secretário da Saúde do Município de Itabaianinha, Valter Marcelo.
A secretária Municipal de Saúde de Itabaiana, Andréia Mendonça, esteve presente na solenidade para receber a chave do veículo. “Devido aos altos índices de infestação no município, já vínhamos desenvolvendo ações tanto na zona urbana quanto na zona rural. Esse veículo irá auxiliar a realização desse trabalho para controle e combate ao Aedes Aegipty”, registrou a secretária municipal.
Publicado: 2 de dezembro de 2016, 18:25 | Atualizado: 2 de dezembro de 2016, 18:25