Sensibilização ao Método Canguru é tema de curso na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Por Morgana Barbosa
A ‘Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru’ é tema do curso de sensibilização realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). A programação, que contempla funcionários da unidade, teve início na manhã desta terça-feira, 20.
“Vamos reacender os conceitos e estimular uma maior sensibilização para aplicação do método. Ao longo da programação, apresentaremos todas as etapas desde o acolhimento. Também falaremos sobre especificidades dos bebês, sobre a parte clínica e outros aspectos”, explica o coordenador do Método Canguru em Sergipe, o médico Alex Santana.
Através da programação, foram realizadas exposições dialogadas, visitas à Unidade Neonatal, dinâmicas e plenárias, o que proporciona ao público a oportunidade de ampliar conhecimentos e aprimorar as práticas já executadas na unidade.
Na sala de manejo o trabalho de orientação, em relação ao aleitamento materno e o estabelecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, é uma realidade vivenciada pela enfermeira Andréia Reis. No curso, ela comemora a oportunidade de ampliar conhecimentos.
“Esse aprimoramento gera contribuições para a melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes”, destaca a enfermeira.
Já Daiane Góis, técnica de enfermagem, atua na Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e vivencia os protocolos de cuidados na primeira etapa do Método, quando o recém-nascido está internado.
“No dia a dia, percebemos o quanto é importante o contato entre a mãe, familiares e o bebê, e a alegria em poder participar de momentos aparentemente simples como o banho ou mesmo na administração da dieta. É muito gratificante participar desse processo”, relata a técnica.
Durante o primeiro dia de curso, o público pode conhecer a Norma que rege o Método, seus pilares e histórico. Todo esse conteúdo foi transmitido pelo médico neonatologista, também coordenador do Método Canguru na MNSL, Paulo Menezes. Em seguida a psicóloga Silvia Anjos abordou sobre “Parentalidade: considerações sobre o desenvolvimento psicoafetivo do bebê pré-termo”.
Método
O Método Canguru valoriza o contato pele a pele entre o recém nascido de baixo peso e seus pais. Entre os benefícios gerados estão a alta precoce e o favorecimento da construção do vínculo entre pais e filhos.
A assistência implantada de forma inédita em Sergipe, para beneficiar os Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é dividida em três etapas. Durante todo o processo, os recém-nascidos e seus familiares são acompanhados por uma equipe multiprofissional.
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi certificada em 2014, pelo Ministério da Saúde, como Referência Estadual para a Atenção Humanizada ao recém nascido de baixo peso – Método Canguru.
Publicado: 21 de setembro de 2016, 14:56 | Atualizado: 21 de setembro de 2016, 14:56