Seminário de saúde bucal orienta profissionais para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer oral

O evento teve como intuito capacitar os profissionais que atuam nas equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária dos municípios sergipanos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria  com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), realizou nesta terça-feira, 7,  no auditório do Centro de Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), o Seminário de Saúde Bucal, em alusão ao Dia D da Prevenção do Câncer Oral. O objetivo do evento foi orientar e qualificar os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde dos municípios para a identificação precoce do câncer de Cavidade Oral. 

O diretor da Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Luan Araújo, destacou que o encontro buscou fortalecer a prevenção ao câncer oral. “Essa representação feita aqui hoje está fundamentada em nossos atuais indicadores. A alta taxa de câncer oral que vem atingindo em quantidade significativa grande parcela da população em todo o país nos fez  entender que precisávamos dar respostas com capacitações e treinamentos, para que os coordenadores de saúde bucal pudessem traçar suas metas dentro de seus municípios”, observou Luan. 

Ele explicou que são necessárias estratégias diferentes, impactando e levando um conhecimento ainda mais atualizado aos profissionais que estão na ponta. “A partir daí, é preciso traçar metas nos municípios, já que há realidades diferentes, para conseguir minimizar essa problemática. Esses profissionais estão aqui para adquirir e levar conhecimento, o que os fará obter diagnósticos precoces melhorando os indicadores de câncer”, pontuou o diretor. 

O câncer oral está diretamente ligado aos fatores genéticos e de risco (fumantes, etilistas, trabalhadores rurais com alta exposição ao sol, etc). Esse tipo de câncer favorece uma alta taxa de mortalidade, mas, se identificado precocemente, as chances de melhor sobrevida aumentam de forma significativa.

A referência Técnica Estadual de Saúde Bucal da SES, Ana Paula Vieira, explicou que, em se tratando do câncer de cavidade oral, é preciso observar as  necessidades de capacitação dos profissionais dos municípios. Ela ressaltou que o seminário foi realizado no país inteiro, e que Sergipe saiu à frente, pois já vinha realizando várias reuniões a respeito do assunto. “Aqui realizamos palestras e programações locais, a exemplo das capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde e Cirurgiões-Dentistas das Equipes de Saúde Bucal, voltadas assim para a atender as necessidades dos profissionais da ponta”, ressaltou.

Assistência ampla

Ana Paula lembrou que o estado vem fazendo o trabalho de capacitação e orientação dos profissionais que atuam na atenção primária, mas que a assistência nessa instância cabe aos municípios. “Prestamos assistência na atenção especializada por meio dos CEOs estaduais que atendem a 70  municípios, sendo os outros cinco municípios restantes assistidos por CEOs municipais. As biópsias realizadas nos CEOs estaduais, em aproximadamente dez dias estão com resultado. Dando positivo para o câncer, os pacientes são encaminhados para as Unacons, para programação e início do tratamento”, explicou.  

Orientação

A referência Técnica de Saúde Bucal em Nossa Senhora de Lourdes, Gabriela Cardoso, disse que é muito importante a realização do seminário, porque há uma demanda grande de pessoas que apresentam lesões. “Aqui somos bem orientados sobre quando detectada lesão sabermos para onde encaminhar o paciente”, afirmou a dentista.

Jeferson Moura Vieira é cirurgião bucomaxilofacial no CEO de Nossa Senhora da Glória e participou do evento levando aos profissionais da atenção básica alguns relatos de casos que chegam aos centros especializados. “Hoje falei sobre os casos que recebemos nos CEOs e, com o diagnóstico estabelecido, fazemos a biópsia e solicitamos com urgência, para que o tratamento se inicie o quanto antes na rede hospitalar”, ressaltou.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 7 de novembro de 2023, 17:37 | Atualizado: 7 de novembro de 2023, 17:37