Doação de sangue: Hemose funcionará no sábado de Aleluia

Devido ao feriado da Semana Santa, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforça as ações para mobilização de doadores fidelizados de todos os grupos sanguíneos, com ênfase no O, A, B e Ab Rh negativo. O trabalho realizado pelo serviço de captação de doadores da unidade tem como finalidade garantir o atendimento transfusional de rotina e eventuais emergências durante o feriado.

A assistente social e gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, explica o feriado da Semana Santa faz parte do calendário de atividades do setor em que a Captação atua para preparar os estoques do Hemocentro através dos pedidos de doações para o feriadão. “Queremos convidar quem não doou sangue nos últimos três a quatro meses para vim doar e renovar seu ato solidário, comparecendo ao Hemose”, convida ao alertar que os doadores de sangue Rh negativos são essenciais em todo o processo. “Nesses feriados prolongados, aguardamos o apoio de todos”,  salienta.

Ela ressalta que a colaboração de toda a população doadora é essencial para manutenção dos estoques de sangue e demais hemocomponentes para Rede Hospitalar do Estado. “Esses feriados mais longos, com duração de quatro a cinco dias, são delicados devido ao aumento do fluxo de pessoas nas estradas. Esse trabalho é preventivo para o caso de haver necessidade”, lembra Dantas.

Para atender de forma diferenciada o doador que não viaja pode também realizar a renovação de estoques de plaquetas, componentes do sangue que tem período de validade de cinco dias, o Hemose funcionará com horários diferenciados na próxima semana. “Como o serviço não funciona no feriado da Sexta-Feira da Paixão, dia 19, no sábado de Aleluia, dia 20, iremos abrir para doação de sangue no horário das 7h às 11h. As pessoas que tiverem disponibilidade poderão comparecer ao serviço”, informa a gerente de captação.

Doação

Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que esteja em boas condições de saúde, tenha mais de 50 quilos e esteja na faixa etária de 16 a 69 anos. Os menores de 18 anos devem apresentar uma autorização dos pais ou responsável legal. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações por meio dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 12 de abril de 2019, 15:05 | Atualizado: 16 de abril de 2019, 17:50