Segurança e zelo: viaturas do Samu 192 Sergipe recebem manutenções preventivas e corretivas
Por Júnior Matos
Realizar as manutenções corretivas e preventivas é primordial para o bom desenvolvimento de qualquer veículo. Por isso, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) passam por constantes revisões mecânicas com o objetivo de manter a segurança, a economia e o conforto dos profissionais e pacientes durante os deslocamentos e atendimentos.
De acordo com o gerente de Frota da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), Dermival Santos, responsável pela administração dos procedimentos nas ambulâncias do Samu 192 Sergipe, “todo veículo sofre desgastes quando é utilizado, independente do cuidado do condutor. Para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais acertada e econômica”.
Ainda segundo Dermival Santos, “toda a frota passa constantemente por manutenção preventiva e corretiva. Realizamos procedimentos como troca de óleo, troca dos pneus, alinhamento, balanceamento, troca de palhetas que são gastas rapidamente. A observação e substituição do gás do ar-condicionado também é feita com constância”.
O gerente de Frota aponta ainda que “todos os veículos do SAMU são assegurados. Em caso de quebra de alguma peça, a seguradora é acionada imediatamente para a realização da substituição do item.
Troca de Pneus
Em novembro de 2015, a FHS adquiriu novos pneus para abastecer a frota do Samu 192 Sergipe. A medida teve como finalidade garantir ainda mais a segurança do deslocamento das equipes na assistência pré-hospitalar e a remoção dos pacientes.
Dermival Santos informa que o tempo correto para a substituição dos pneus nas viaturas é de 60 mil quilômetros. Segundo ele, alguns fatores externos podem influenciar na substituição antecipada dos pneus.
“As ambulâncias do Samu andam em vários tipos de terrenos como estradas e pistas mais acentuadas. Isso gera um desgaste dos pneus das viaturas (rodas empenadas ou pneus rasgados). Nestes casos, a substituição pode ser antecipada. Toda essa estratégia é pensada para garantir dinamismo aos atendimentos e segurança dos colaboradores do Samu e também dos pacientes”, finaliza o gerente.
Publicado: 28 de janeiro de 2016, 14:11 | Atualizado: 28 de janeiro de 2016, 14:11