Segurança alimentar na Vila do Natal Iluminado é prioridade do Governo de Sergipe

Equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária trabalha para garantir boa procedência dos alimentos comercializados no evento

A Vila do Natal Iluminado vem encantando os sergipanos e turistas que passam pela Orla de Atalaia, em Aracaju, neste mês de dezembro. Um dos grandes diferenciais da estrutura montada pelo Governo de Sergipe é a praça de alimentação, que conta com opções variadas, desde barraquinhas de culinária regional até restaurantes de gastronomia contemporânea. Apesar de diversas, há um elemento em comum entre todas essas opções: a segurança alimentar.

Por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Governo do Estado trabalha para garantir a boa procedência dos alimentos comercializados no evento natalino. De acordo com o nutricionista e fiscal sanitário Ricardo Macena, a fiscalização é realizada em bares, restaurantes e ambulantes em geral para garantir a segurança alimentar. 

“Temos acesso à área de produção e armazenamento dos estabelecimentos para analisar a qualidade do que está sendo produzido, como a higienização sanitária, a validade e manipulação dos alimentos, para garantir o consumo com segurança aos visitantes. Encontramos algumas irregularidades, mas de imediato pedimos a correção dos problemas para que sejam sanados”, explicou o fiscal. 

Até o momento, foram realizadas mais de 400 fiscalizações que possuem o caráter de prevenção, com orientações por meio de folheto informativo. Entre os itens fiscalizados estão a organização da cozinha, limpeza, estoque, a forma como os alimentos são manipulados e a verificação da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, os fiscais realizam um checklist nos restaurantes para analisar se as boas práticas e as normas estão sendo seguidas pela legislação. 

Proprietário de um dos restaurantes presentes na Vila do Natal Iluminado, André Felizola Dortas contou que o apoio da gestão estadual tem sido fundamental para o bom desempenho dos serviços de alimentação disponíveis no evento, inclusive as fiscalizações da Vigilância Sanitária, que demonstram aos clientes e consumidores que a sua segurança alimentar é uma prioridade para os estabelecimentos credenciados.

“Segurança alimentar sempre foi uma questão levada muito a sério por nós. Em qualquer tipo de fiscalização, fomos sempre muito elogiados, então adotamos todos os procedimentos que são adequados para não termos nenhum tipo de contaminação cruzada, a higienização de tudo que é necessário antes de qualquer processo, no término deles também, a etiquetagem de todos os produtos abertos, com data de abertura, data de validade. Levamos isso muito a sério e nos sentimos muito confortáveis em fazer isso. Mesmo sendo uma cozinha itinerante, garantimos que a nossa estrutura aqui está exemplar, seja o salão ou a cozinha. Está tudo de primeira e com segurança para todos os consumidores que vierem aqui. Estamos tendo um suporte muito bacana do Governo do Estado, da Deso, da Energisa, da Sergas, e está tudo dando certo”, disse Dortas. 

Assim como ele, Diego Santos Mota, proprietário de outro restaurante credenciado no evento, classificou as fiscalizações como uma ferramenta fundamental para mostrar aos sergipanos e turistas que visitam a Vila do Natal Iluminado que os serviços disponíveis no evento seguem um padrão de qualidade. “A equipe da Vigilância Sanitária aparece sempre aqui. Sabemos o padrão de como comercializar esses pratos e já trabalhamos para não provocar erros, mas mesmo assim eles estão aqui fazendo essa vigilância diária, e estamos dentro dos padrões. Isso é importante não só para os consumidores locais, que são os moradores aqui de Aracaju, de Sergipe, mas também para os turistas. Precisamos manter o cuidado, e quem sai ganhando são os nossos turistas e os sergipanos”, ressaltou.

A chef Lelly Leite, proprietária de uma das lanchonetes presentes na praça de alimentação da vila, decidiu participar do evento por vê-lo como uma oportunidade para dar visibilidade ao seu empreendimento, especialmente por ser um local bastante visitado por famílias e crianças. Por isso, ela garantiu que todos os procedimentos necessários para garantir a segurança e preservar a saúde dos clientes estão sendo cumpridos à risca. “Trabalhamos com todos os equipamentos necessários para armazenar a comida, trazemos os potes lacrados, refrigeradores, tudo lacrado e etiquetado. Inclusive tivemos a visita da vigilância sanitária aqui para conferir alvará e armazenamento de todo mundo. Trabalhamos com a comida aquecida na hora, as frituras feitas na hora, então tudo o mais fresco possível para garantir a qualidade”, detalhou.

 Consumidores

A nutricionista Tatiana Couto foi conhecer a Vila do Natal Iluminado e ficou encantada com a variedade de comidas disponíveis na praça de alimentação, especialmente por todas elas seguirem os padrões de qualidade necessários para garantir a saúde dos consumidores. “Eu vi que tem várias comidas, inclusive comidas típicas, munguzá, milho, mariscada, bobó, além de outras coisas, como cachorro-quente, pizza. E está tudo muito bem organizado, estamos bem servidos”, ressaltou a nutricionista.

Já a empresária Cláudia Rodrigues, chamou atenção para o fato de a Vila do Natal Iluminado ser um local convidativo para famílias e crianças, e por isso a importância de garantir a segurança alimentar e saúde dos visitantes. “Para as crianças mesmo, é um evento maravilhoso. Tem uma ótima variedade de comidas, então a fiscalização é boa e é necessária, principalmente por ser um ambiente que também trazemos mais crianças”, apontou.

Assim como ela, o médico Rodolfo Siqueira, que levou a família para conhecer a Vila do Natal Iluminado, demonstrou satisfação com a diversidade de opções disponíveis na praça de alimentação, e contou que ficou mais tranquilo ao saber que os alimentos comercializados passam pela fiscalização rigorosa da Vigilância Sanitária. “Tem várias opções de restaurantes, comida típica, regional, e os restaurantes mais modernos. A gente fica mais seguro com a fiscalização, porque a limpeza e a higiene ficam melhores. A gente vê os vendedores com equipamentos de proteção, o que é bom tanto para eles quanto para a gente”, considerou.

Vila do Natal Iluminado

Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia, em Aracaju, recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação tem o objetivo de proporcionar aos visitantes de dentro e de fora de Sergipe a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.

Com ambientação temática, a vila conta com pista de patinação no gelo, roda-gigante, trenzinho, carrossel, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato. 

Fotos Flávia Daniela e Igor Matias

Publicado: 14 de dezembro de 2023, 13:45 | Atualizado: 14 de dezembro de 2023, 13:45