Secretaria de Saúde discute novos investimentos para o combate ao Aedes

 

Por Luiza Sampaio

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua empenhada em aprimorar e intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, controlar as três doenças transmitidas pelo vetor: Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Na última sexta-feira, 04, uma equipe formada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, a Gerência de Endemias, a Coordenação de Promoção e Prevenção da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Diretoria Administrativa e Financeira da SES se reuniu para discutir novos investimentos para o setor.

O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, também participou do encontro e informou que há uma verba, oriunda do Banco Mundial, que será usada para aperfeiçoar, ainda mais, o trabalho desenvolvido.

“São cerca de 10 milhões de dólares para investir em ações de controle do vetor, diagnóstico das doenças e fortalecimento da rede de assistência”, esclareceu o gestor.

Segundo ele, o recurso também será direcionado ao cuidado dos bebês acometidos pela Microcefalia, má formação congênita que vem sendo associada, entre outras causas, ao Zika Vírus.

“Essa verba dará um impulso no que já vem sendo feito pelo Estado, através da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital Universitário, as duas referências que temos no caso dos municípios fora da região de saúde de Aracaju”, complementou, lembrando que um protocolo estadual de atendimento, em conformidade com o Ministério, já foi definido pela SES.

“Instituímos o fluxo que deve ser seguido para assistência das crianças e também das famílias. Essa é uma das nossas prioridades atualmente, pois entendemos que o problema vem atingindo um numero inesperado de pessoas que necessitam do suporte do governo”, concluiu José Sobral.

Publicado: 7 de março de 2016, 16:46 | Atualizado: 7 de março de 2016, 16:46