Secretaria de Estado da Saúde reúne municípios em Seminário “No Trânsito o Sentido é a Vida”

Em alusão ao Maio Amarelo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da diretoria de Vigilância em Saúde, realizou na manhã desta terça- feira, 28, no Centro Administrativo da Saúde (CAS), o Seminário Estadual de Trânsito “No Trânsito o Sentido é a Vida”. O evento teve como público alvo os coordenadores das vigilâncias epidemiológicas, gestores dos municípios e os Órgãos de Trânsito com o objetivo de discutir sobre os impactos que geram na vida dos condutores e expandir as ações específicas do Programa Vida no Trânsito (PVT) para além da capital, envolvendo os órgãos de cada município na tentativa de gerar medidas para reduzir o número de acidentes e sequelas no trânsito.

O evento contou com a parceria com as Secretarias Municipais da Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). De acordo com referência técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da SES, Karla Anacleto, essa parceria é muito importante.

“ Em Aracaju, o PVT já funciona e os órgãos desenvolvem as atividades com precisão. Os parceiros envolvidos podem contribuir para melhoria dos seus municípios, realizando também essas ações, como blitz educativas, palestras nas escolas sobre educação no trânsito, campanhas nos hospitais, entre outros, para assim sensibilizar a população a respeito de como boas condutas no trânsito podem evitar acidentes e mortes”, ressalta.

Em relação à conscientização no trânsito, durante o mês de maio, foram desenvolvidas ações voltadas para os condutores, ressaltando o lema da campanha “No Trânsito o Sentido é a Vida”. Em todas essas atividades tiveram a presença de outros órgãos parceiros, que contribuíram para o aperfeiçoamento dessas atividades. “É necessário que haja uma parceria para que cada dia que passa possamos reduzir o número de vítimas de acidentes no trânsito, nenhum órgão consegue fazer isso individualmente é necessário que haja sempre parcerias para alcançar resultados positivos”, destaca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Nossa Senhora do Socorro, Taciana Albuquerque.

A supervisora de trânsito da SMTT de Aracaju, Heloísa Alves, destaca a que o respeito no trânsito deve-se iniciar a partir de atitudes individuais. “ Destaco a importância para que haja sempre vias sinalizadas, leis de trânsito, pois isso facilita a vida dos condutores, mas o condutor precisa se responsabilizar por tais atitudes, a maior parte dos acidentes são causados por falta desatenção e velocidade, é preciso que haja limites e respeito às leis de trânsito”, finaliza.

Fotos: Valter Sobrinho ASCOM SES

Publicado: 28 de maio de 2019, 12:17 | Atualizado: 28 de maio de 2019, 12:17