Secretaria de Estado da Saúde inicia capacitação em Assistência ao Paciente Crítico

Por Ítalo Duarte

 

Na última quarta-feira, dia 30, aconteceu a abertura da Capacitação da Rede Estadual de Urgência e Emergência (Reue) em Assistência ao Paciente Crítico. A solenidade ocorreu no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e contou com as presenças da assessora Luiza Brito, representando o diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, da Referência Técnica da RUE, Neuzice Oliveira Lima, e da diretora de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rosely Mota Rocha.

 

De acordo com Rosely, até março de 2017 a ação pretende capacitar 1.050 profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem nas 21 turmas do curso, que tem carga horária de 16h.

 

“Nessa primeira turma, capacitada entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, foram contemplados os profissionais da Rede de Urgência e Emergência: Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Samu, Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA) e Hospitais Regionais de Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Propriá, Estância e Lagarto”, detalhou.

 

Ela ainda listou profissionais dos hospitais locais de São Cristóvão e Tobias Barreto e da Clínica de Saúde da Família 24h com Sala de Estabilização de Itaporanga D’Ajuda, bem como das Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva e Fernando Franco, de Aracaju, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Centro Obstétrico Leonor Barreto Franco e Unidade de Pronto Atendimento de Boquim.

 

“A metodologia aplicada nesta capacitação busca alinhar teoria e prática, em linguagem de fácil entendimento, mantendo a relação dialógica entre facilitador e aprendiz. São utilizadas aulas expositivas dialogadas, estudo de grupos e oficinas de trabalho, de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa, qualificando a assistência por meio da educação permanente das equipes de saúde do SUS na Atenção às Urgências, em acordo com os Princípios da Integralidade e Humanização”, explicou Rosely Rocha.

 

A capacitação é de realização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Integral à Saúde/Coordenação Estadual de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, em parceria com o Ministério da Saúde e a Funesa. Objetivo é proporcionar maior conhecimento científico e dinamismo, favorecendo o intercâmbio de saberes e experiências entre profissionais, visando a melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde.

 

Publicado: 2 de dezembro de 2016, 10:14 | Atualizado: 2 de dezembro de 2016, 10:14