Secretaria de Estado da Saúde apóia ação ‘Polícia Militar e Petrobras no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti’
Por Acácia Mérici

Na logística da ação, a Petrobras e a Polícia Militar de Sergipe mapearam seis regiões que abrangem os bairros América, Siqueira Campos, Jabutiana, conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia, Costa e Silva e Castelo Branco I e II.
Durante todo o dia, os agentes de endemias da Brigada Itinerante Estadual, da Brigada Municipal, 390 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e mais 150 voluntários da Força de Trabalho da Petrobras visitam residências, orientam a população e fazem um forte trabalho de busca ativa.
“Estamos cada vez mais engajados nessa grande batalha para eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika vírus. Já foi comprovado que 82% do foco do Aedes estão dentro das residências. Todo cuidado é pouco. Uma pequena tampa solta no quintal pode acumular água e ser o berço para o mosquito colocar seus ovos. Até o reservatório que fica atrás das geladeiras servem de abrigo, tornando um perigo para toda a família. Precisamos cada vez mais conversar com nossos vizinhos, com familiares, orientar a população como um todo. Não podemos deixar o mosquito nascer”, afirmou o secretário José Sobral, acompanhado pela gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, e pelo diretor da Fundação Estadual da Saúde, Adriel Alcântara.
Ainda de acordo com o gestor Estadual, “o Governo do Estado já vem fazendo o dever de casa. Desde o ano passado estamos com as ações intensificadas, criamos a Sala de Situação de controle do Aedes (com a parceria de diversas instituições públicas do Estado e Município), junto com o Hospital Universitário, garantimos a assistência às mães e bebês com microcefalia, a Brigada Itinerante Estadual, junto com o Exército, diariamente está nos municípios, lançamos recentemente a Brigada Estadual da Educação para intensificar as ações nas escolas e comunidades. No último sábado, recebemos o ministro Gilberto Occhi e 15 áreas da capital e os municípios no mutirão nacional”.
Para a médica Fátima Lessa, coordenadora do setor de saúde da Petrobras em Sergipe, a iniciativa abrange, também, a distribuição de panfletos, adesivos e folders explicativos sobre os cuidados que cada cidadão precisa ter em casa para evitar a presença e a proliferação do Aedes aegypti.
“A Petrobras e a Polícia Militar se somam nessa atividade de conscientização e inspeção. Todo material possui orientações de cuidado, identificação e eliminação dos focos e o combate doméstico do mosquito. Contamos com o suporte de veículos para comportar todo material que possa ser um reservatório de água. O apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Município é fundamental para o êxito de toda a operação” enfatiza.
Para o tenente-coronel Paulo Paiva, relações públicas da Polícia Militar de Sergipe, “a união dos esforços e a conscientização da população, contribuirão para que os índices no estado e em todo o Brasil diminuam. Condutas simples dentro da nossa casa evitam o surgimento do mosquito. É fundamental esvaziar garrafas, pneus, caixas d’águas, calhas e objetos que possam acumular água parada e limpa. A PM está comprometida em cada vez mais somar e fortalecer os trabalhos”.
Publicado: 16 de fevereiro de 2016, 17:19 | Atualizado: 16 de fevereiro de 2016, 17:19