Secretaria da Saúde reforça a importância da prevenção contra o diabetes

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a SES ofertou testes para os servidores do Centro Administrativo da Saúde

Com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o Diabetes, doença silenciosa crônica que gera sérias complicações em órgãos como coração, rim e visão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressalta a importância da prevenção da doença e enfatiza o diagnóstico precoce. Neste Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, no Centro Administrativo da Saúde (CAS), foi ofertado para os colaboradores, verificação de glicemia e aconselhamento sobre essa doença que afeta 1 em cada 10 adultos em todo o mundo.

O diretor da Atenção Primária da SES, Luan Araújo, salientou que a finalidade do Dia Mundial do Diabetes e da ação de testagem é chamar atenção para uma das doenças que mais acomete a população. “Além de desenvolvermos todas as políticas públicas voltadas para o cuidado direcionado aos municípios, também promovemos para os nossos colaboradores ações voltadas à saúde. Uma vez para que possamos identificar pessoas que tenham características propensas ao diabetes, pois foi realizado um rastreamento e uma avaliação nutricional, para que seja possível dar esse start e muitos colaboradores saírem daqui já com o encaminhamento para fazer o tratamento, caso seja necessário”, ressaltou Luan.

Hoje foi realizada não só a verificação da glicemia, mas também a aferição da pressão arterial e verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) para que tenha uma avaliação completa. Depois de passar por todo o processo, o servidor teve uma orientação de um nutricionista de como proceder. É o que a Sônia Cerqueira mais gostou. “Além de fazer o exame completo, temos uma conversa com uma profissional que nos indica o que precisamos fazer de acordo com cada particularidade da paciente. Uma ação muito necessária, adorei muiro”, frisou Sônia. 

O foco na campanha deste ano é a importância de conhecer o seu risco de desenvolver o diabetes tipo 2, a fim de adiar ou até mesmo prevenir essa condição, por meio da adoção e manutenção de hábitos saudáveis. Muitas vezes, os sinais do diabetes podem passar despercebidos, mas suas consequências se tornam bem visíveis quando não são tratados a tempo. É de extrema importância que todos saibam como reconhecer esses sintomas silenciosos e quando é hora de ligar o alerta, desconfiar e buscar ajuda médica.

“Primeiramente, fique atento a sintomas como sede excessiva, urina frequente, fome constante, e perda de peso inexplicável. Estes podem ser indícios iniciais do diabetes que não devem ser ignorados. Além disso, observe se você está constantemente cansado, com visão embaçada ou feridas que demoram a cicatrizar. Quando perceber esses sintomas, não hesite, consulte um médico imediatamente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar as graves consequências dessa condição. Ignorar esses sinais é ignorar a sua saúde e o seu bem-estar”, explicou a Referência Técnica em Prevenção de Diabetes e Hipertensão da SES, Eline Rocha Cavalcante.

A servidora Adriana Vieira, de 49 anos, aprovou o serviço. “Essa ação serve para alertar sobre os riscos que podemos estar correndo em relação à diabetes. Hoje vemos muitas pessoas infartando, e uma das causas é a diabetes e a pressão arterial. Precisamos ficar atentos, fazer os testes periodicamente e praticar atividade física. Estou saindo do teste tranquila, pois deu tudo certo. Que mais ações como esta, voltadas à saúde, aconteça”, disse Adriana. 

Programação

Durante este mês de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde, está desenvolvendo ações especiais em prol da saúde dos sergipanos.  Dentro da programação haverá no dia 25 de novembro, na Orla de Atalaia, a Caminhada Circuito de Saúde Integrada “ Vida Saudável – Sua saúde é o reflexo do seu estilo de vida”. O evento será aberto e para participar basta se inscrever por meio do link

Concentração da caminhada: 14h30

Largada: 16h 

Local de Concentração: Imediações do Farol da Orla de Atalaia

Chegada: Estacionamento da Cinelândia.

Fotos: Renato Mariano

Publicado: 14 de novembro de 2023, 16:57 | Atualizado: 14 de novembro de 2023, 16:57