Secretaria da Saúde promove treinamento aos profissionais para alinhamento da implantação de prontuário eletrônico

A plataforma digital utilizada é a Hosplog que tem o intuito de viabilizar a logística de prontuário eletrônico na rede de saúde

Com o objetivo de capacitar os profissionais da rede hospitalar de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta segunda-feira, 11, uma reunião para treinamento e alinhamento da logística de implantação de prontuário eletrônico e sistema de informação para o controle e abastecimento de medicamentos dentro da rede de saúde. 

A plataforma digital utilizada é a Hosplog, que tem o intuito de viabilizar desde a entrada do paciente no hospital até o momento de sua alta hospitalar, a fim de garantir toda assistência com a logística de medicamentos, insumos e o prontuário eletrônico propriamente dito. 

De acordo com a coordenadora estadual de Atenção Hospitalar e de Urgência, Claudivânia de Jesus Farah, a intenção é garantir que o medicamento chegue até o paciente de forma segura. “É importante diminuir as perdas e garantir o controle quanto à validade, bem como quantidade. Por isso a importância dessa assistência, para que tenhamos o controle e o acompanhamento desde a separação na farmácia ou no almoxarifado até a entrega desse medicamento à beira-leito do paciente”, salientou a coordenadora. 

Unidades da Rede

O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), o Hospital Regional de Itabaiana e a Maternidade de Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) já seguem avançando para a introdução da plataforma. Já o Hospital da Criança está em fase de implantação do serviço eletrônico.

O diretor assistencial do Huse, Carlos Torres, destacou a importância da integração do prontuário eletrônico. “A nossa intenção é integrar todos os sistemas de informação dentro do hospital. Então, a partir do momento que tenho um prontuário eletrônico, posso resgatar informações dos pacientes mais antigas de forma rápida, possibilitando um atendimento mais objetivo e direcionado”, ressaltou o diretor.

Fotos: Flávia Daniela

Publicado: 11 de dezembro de 2023, 21:00 | Atualizado: 11 de dezembro de 2023, 21:00