Secretaria da Saúde alerta para a importância da participação do pai no pré-natal

Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde

Em virtude do Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 13, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da participação do pai durante o período de pré-natal, que representa a prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, a fim de que o bebê nasça com saúde.

De acordo com a referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, muitas crianças estão nascendo com a sífilis congênita. “Uma das dificuldades para a prevenção da sífilis é promover a participação dos pais, pois sabemos que o homem, em geral, tem o hábito de se cuidar menos, e isso acaba dificultando ainda mais a detecção de doenças”, explicou o médico.

A saúde do homem é imprescindível, e alguns cuidados devem ser tomados, como a aferição da pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“É muito importante a participação dos profissionais da saúde, a fim de dialogar com as gestantes para que possam conversar com seus parceiros e incentivá-los a participarem ativamente do pré-natal realizando os testes para a detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e contribuindo para que o bebê nasça saudável”, explicou Almir Santana.

Publicado: 11 de agosto de 2023, 15:01 | Atualizado: 11 de agosto de 2023, 15:01