Saúde reforça cuidados e conscientização sobre a saúde do homem
O Novembro Azul busca sensibilizar a população masculina sobre a prevenção de doenças e cuidados com a saúde
O mês de novembro chama atenção para os cuidados e prevenção de doenças na população masculina, em especial ao câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul. Ao longo dos meses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem enfatizado as ações de promoção à saúde para oportunizar mais qualidade de vida a este público, entre elas a Carreta do Homem.
A campanha do Novembro Azul tem como principal objetivo sensibilizar e conscientizar, ainda mais, os homens para o autocuidado e cuidado integral da saúde. Medidas como a prática de atividade física regularmente, adoção de hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada são fundamentais para o combate de diversas doenças.
O responsável técnico pelo serviço de Urologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Bruno Garcia, destaca a importância dos cuidados preventivos e a realização dos exames que devem ser realizados periodicamente. “Ainda há um estigma da população em relação aos homens quanto à procura por uma ajuda urológica. O público masculino já não procura, por si só, uma ajuda médica e, ainda mais, quando esse auxílio envolve temas sensíveis a ele. Apesar do estigma quanto à abordagem do exame de próstata, da avaliação genital e da reprodução masculina, os homens precisam ter esse olhar de cuidado, procurar especialistas e realizar seus exames. Acima dos 50 anos, teoricamente, todos os homens devem fazer pelo menos uma consulta por ano. Pacientes que possuem uma história familiar positiva de câncer de próstata, cinco anos mais cedo, aos 45 anos”, salientou o urologista.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, sendo o terceiro tumor maligno mais incidente no Brasil. Estima-se, aproximadamente, 72 mil casos novos a cada ano. “Sabemos que o mês de novembro é muito dedicado a parte de prevenção do câncer de próstata. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%, sendo que na fase inicial ele não tem sintomas. Então, é fundamental que os homens mantenham os cuidados, fazendo uma triagem com exame de sangue e de toque para que possamos estratificar melhor os pacientes nessa fase”, enfatizou Bruno Gracia.
Assistência urológica no Huse
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) possui um serviço de urgência, composto por nove médicos urologistas, com assistência 24 horas para atendimento e avaliação urológica. Ao passar por uma avaliação clínica, o paciente é encaminhado pela equipe da unidade hospitalar.
Campanha Novembro Azul do Huse
Durante todo o mês de novembro, a cor azul irá predominar no Huse com iluminação especial em alusão à campanha. Além disso, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências, denominada Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, desenvolverá diversas ações como a distribuição de laços azuis entre funcionários, pacientes e acompanhantes da unidade hospitalar e a disponibilização de exames de ultrassonografias de próstata via abdominal aos colaboradores do serviço.
Publicado: 6 de novembro de 2023, 10:48 | Atualizado: 6 de novembro de 2023, 10:48