Saúde realiza programação alusiva à Semana da Enfermagem

Uma série de atividades promovidas pelo Hospital de Urgências de Sergipe, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Samu 192 Sergipe lembraram a data

O mês de maio é marcado pelas homenagens aos profissionais que atuam na área da enfermagem e, em virtude disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), promoveu uma programação alusiva à Semana da Enfermagem, com palestras e atividades voltadas aos profissionais da área.

Para encerrar o mês, o Huse realizou uma série de eventos. Além de valorizar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, os encontros também buscaram promover a capacitação e atualização dos profissionais de saúde. Foi ministrada a atualização em suporte básico e avançado em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), realizada pelo enfermeiro Elizano Assis.

A gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Huse, Anne Karoline Cruz, destacou a importância da programação alusiva ao mês da enfermagem. “Os profissionais da enfermagem compõem todo o corpo técnico, seja na Atenção Primária em Saúde ou mesmo na Atenção Especializada. É um profissional de extrema importância para o bom funcionamento de um hospital, seja no pronto-socorro, nas enfermarias ou no centro cirúrgico. Além de enaltecer esse profissional, o mês de maio vem para valorizar e trazer novas perspectivas e atualizações, buscando principalmente a capacitação no ambiente de trabalho”, disse.

Samu 192 Sergipe

O protagonismo da enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foi o tema voltado aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de condutores que compõem o Samu 192 Sergipe, no último dia 20. A data escolhida foi em comemoração ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem trazem consigo o poder de ajudar as pessoas. “A gestão do Samu 192 Sergipe preparou um seminário para debater os principais temas dentro da área de urgência e emergência, a qualidade, o atendimento e a segurança do paciente. São mais de 500 profissionais que nós temos, entre auxiliares e técnicos. Fechamos a nossa programação com um evento científico, com palestrantes convidados do serviço e fora do serviço para somar com os novos conhecimentos”, ressaltou Dênison.

Para a referência técnica em enfermagem do Samu 192 Sergipe, Maria Lúcia Santos, ser enfermeira é ter uma missão de cuidar das pessoas que mais precisam. “Dentro da área da enfermagem, temos vários campos de atuação, o atendimento pré-hospitalar é um deles, e, para mim, é um dos mais importantes, porque damos o primeiro atendimento à pessoa que está precisando. Isso salva muitas vidas, ou seja, nós impactamos positivamente na vida dos pacientes. Estou muito feliz de atuar nessa área. Enfermagem não foi uma opção, foi uma missão que Deus me deu. Já são 34 anos dessa história que me emociona muito”, contou Maria Lúcia. 

Maternidade 

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) promoveu diversas atividades em homenagem aos profissionais de enfermagem que atuam na unidade, visando proporcionar momentos de relaxamento e cuidado físico e mental. Além disso, houve palestra sobre saúde mental ministrada pelos psicólogos da unidade, sobre a importância do cuidado com o bem-estar psicológico dos enfermeiros que lidam diariamente com situações desafiadoras. 

Para a referência técnica de enfermagem da MNSL, Andreia Aragão, é fundamental destacar o papel crucial dos enfermeiros dentro de uma maternidade, pois são eles quem garantem a segurança, conforto e assistência adequada às mães e aos recém-nascidos durante um dos momentos mais delicados e especiais de suas vidas. “A dedicação e o comprometimento desses profissionais são essenciais para proporcionar um ambiente acolhedor com cuidados de qualidade. Essa é uma oportunidade para reconhecer e agradecer pelo compromisso e dedicação desses profissionais em proporcionar uma assistência segura, humanizada e respeitosa às mulheres e suas famílias durante o processo de nascimento”, concluiu.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 22 de maio de 2024, 15:05 | Atualizado: 22 de maio de 2024, 15:05