Saúde realiza diversos atendimentos em Japaratuba durante o Governo em Ação
Por Morgana Barbosa
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do programa Governo em Ação, levou à Japaratuba serviços médicos, exames, além de ações educativas. O evento realizado no sábado, 7, entra em sua sétima edição para beneficiar, especialmente, a população mais carente do município.
Estiveram envolvidos aproximadamente 30 profissionais da Saúde. Dentre os serviços ofertados estiveram: aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Essa triagem foi conduzida pela Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), que também proporcionou orientações ao público.
Aldenice dos Santos, 44 anos, fez os exames e saiu satisfeita. “Fiz exames de pressão e glicemia. A pressão deu um pouco alta, mas já recebi todas as orientações da equipe”, comemora Adenilce.
Também foram realizadas 230 consultas médicas, das quais 80 foram oftalmológicas e 50 ginecológicas. Os médicos dessas duas especialidades foram disponibilizados pela Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS).
“Esses atendimentos aqui facilitaram muito, pois é uma oportunidade tanto de tirar os documentos quanto passar no médico. Resolvemos muitas questões de uma só vez”, disse Gedilte dos Santos, 44 anos.
Os serviços de saúde ofertados durante todo o sábado reforçam o trabalho de promoção à qualidade de vida e prevenção às doenças, como explica a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.
“É importante esse diagnóstico precoce. Nesses eventos, detectamos muitas situações que podem ser tratadas bem antes de gerar uma complicação maior para o paciente e, a partir daí, podemos proporcionar uma maior qualidade de vida para essa população”, complementa a secretária de Estado da Saúde.
Através da Unidade Móvel “Fique Sabendo”, do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram realizados durante o evento testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites.
O combate ao Aedes Aegypit também foi abordado durante a programação. A Brigada Itinerante Estadual alertou e orientou à população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
SAMU
A equipe do SAMU esteve de prontidão durante o evento para dar suporte à ação e promover atendimento ao público presente. Foram disponibilizadas uma Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel) e uma Unidade de Suporte Básico, destinada à possíveis intercorrências.
Além disso, as consultas eletivas para clínico geral e cardiologista foram realizadas por médicos da equipe do SAMU. Para cada especialidade foram distribuídas 50 senhas, o que beneficiou 100 pacientes em apenas um dia de atendimento.
“Tanto o médico clínico geral quanto o cardiologista forma orientados a fazer o acolhimento dos pacientes, verificar suas necessidades naquele momento, e se necessário fazer uma prescrição imediata, podendo encaminhar o paciente para nossas ambulâncias caso esteja com a pressão ou diabetes alterada”, explica a superintende do SAMU, Glícia Ramos.
Com base na complexidade de cada caso, os médicos também realizaram encaminhamentos para especialistas. Essa demanda é redirecionada à secretaria Municipal da Saúde que conduzirá os pacientes às suas unidades de saúde para terem o atendimento que se fizer necessário.
Governo em Ação
A ação é realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com a SES, outras Secretarias e órgãos, contando também, nesta edição, com o apoio do próprio município.
Mais de 30 serviços foram disponibilizados à população como forma de combate à pobreza, assim como para atender as necessidades da população mais carente. A população local pôde obter carteira de trabalho e carteira de identidade, realizar atendimento referente ao cadastro único e Bolsa Família, além de receber dicas sobre elaboração de currículo, dentre outros.
Publicado: 9 de maio de 2016, 14:58 | Atualizado: 9 de maio de 2016, 14:58