Saúde realiza assistência e ações preventivas no primeiro final de semana do Verão Sergipe 2024

Equipes do Samu 192 Sergipe, Vigilância Sanitária e Programa ISTs/Aids participam do evento na Praia da Caueira

Muita animação, música boa e assistência à saúde marcaram o primeiro dia do Verão Sergipe na Praia da Caueira no município de Itaporanga d’Ajuda, nesta sexta-feira, 12. Diversas ações contribuíram para uma festa segura como a fiscalização de alimentos pela Vigilância Sanitária Estadual, ações do Programa ISTs/Aids com a distribuição de preservativos e o Samu 192 Sergipe, com uma equipe preparada para atender eventuais casos de necessidade durante a festa. 

A estudante de medicina Hellen Martins tem 22 anos e aproveitou a oportunidade para se divertir ao lado de amigos no Verão Sergipe. Ela ficou impressionada com a magnitude da festa e principalmente com a assistência à saúde oferecida. “O evento como um todo exige suporte de saúde por conta de eventuais situações de emergência, e, por isso, me sinto muito segura por ter uma equipe especializada no atendimento em áreas que possuem um público grande. Além disso, a atuação do Camisildo com a distribuição de preservativos ressalta a conscientização contra infecções sexualmente transmissíveis, possibilitando uma festa segura para todos”, disse. 

Já o secretário escolar Junior Lima, que tem 41 anos, veio de Aracaju para curtir a festa. Ele trouxe toda a família para se divertir e ressaltou a importância da fiscalização de alimentos para garantir um consumo seguro. “Esse trabalho da Saúde é primordial para a comunidade que tem marcado presença no Verão Sergipe e que usufrui dos lanches servidos em ambientes festivos, o que acaba proporcionando mais segurança e bem-estar ao consumir alimentos, que foram fiscalizados e estão dentro da normalidade”, contou. 

Quem concorda com a importância de disseminar informações acerca das infecções sexualmente transmissíveis é a foliã Martiane Barboza, de 31 anos. Ela foi para o Verão Sergipe com a sua irmã e participou das ações educativas durante a distribuição de preservativos no evento. “Recebemos orientações sobre o uso da camisinha e achei essencial, principalmente em um ambiente em que a circulação de bebidas alcoólicas é alta, e as pessoas acabam se empolgando e se excedendo. O foco é a prevenção, para que a festa se mantenha tranquila e segura”, frisou. 

Cuidados preventivos

Os foliões contaram com a assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), presente em todos os dias do Verão Sergipe, para atender eventuais ocorrências durante o evento. A festa conta com posto médico composto por um total de seis leitos, sendo cinco de observação e um de estabilização, além de 40 profissionais que estão envolvidos, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. A estrutura também integra a Unidade de Suporte Avançado (USA) e a viatura tipo A, para dar apoio ao evento. 

Apesar de todo o suporte prestado, é importante ressaltar o cuidado que toda a população deve ter com o excesso de ingestão de álcool. A assessora técnica do Samu 192 Sergipe, Cinthia Guerra, destacou alguns cuidados preventivos para manter a saúde em dia durante o Verão Sergipe. “É importante não abusar tanto de bebidas alcoólicas, porque, além de causar alterações clínicas, podem gerar intoxicação. A combinação de bebida e direção pode causar o risco de acidentes e incidentes traumáticos. Com relação aos cuidados diurnos, devido à programação esportiva, recomendamos ingerir muita água e fazer refeições leves”, enfatizou. 

Ações educativas

Quem também não ficou de fora da folia foi o Camisildo, que distribuiu preservativos masculinos e femininos para os presentes na festa. Levando a temática ‘É verão. É folia. É curtição com cuidado!’ para a conscientização dos foliões, o médico Almir Santana destacou a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. 

“Precisamos sempre estar informando à população de algumas situações de risco em que as pessoas podem se envolver. É o caso do consumo de bebida alcoólica, no qual as pessoas podem não usar camisinha ou o preservativo pode apresentar alguma falha. Por isso, alertamos para o uso correto do preservativo e para a realização da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, quando necessário”, ressaltou. 

É importante salientar que, se houver falha do preservativo (rompimento ou escape da camisinha), é necessário procurar uma Unidade de Saúde para fazer a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) até 72 horas. A pessoa exposta ao risco deve fazer o teste rápido e, caso o resultado dê não reagente, iniciar a profilaxia com medicamentos por 28 dias. Ao completar 30 dias, a pessoa exposta ao risco repetirá os testes rápidos. Os exames deverão ser repetidos após 60 e 90 dias. 

Alimentação segura

A festa ainda conta com a Vigilância Sanitária Estadual, que promove um trabalho de prevenção por meio de vistorias com dicas de armazenamento e comercialização dos alimentos para os estabelecimentos presentes no evento. O trabalho é preventivo e tem o objetivo de verificar as condições necessárias para um bom funcionamento dos estabelecimentos, a fim de evitar danos à saúde pública. 

De acordo com o fiscal de alimentos Paulo Tiago, as pessoas devem se atentar na escolha de alimentos para consumir. “Temos o papel de prevenir a população quanto ao consumo de alimentos saudáveis, para que sejam preparados de forma segura, a fim de se evitar uma infecção alimentar. É necessário observar a temperatura adequada no processo térmico, e também se os atendentes estão utilizando os equipamentos de proteção individual”, salientou.

É importante também observar a questão organoléptica do alimento, se ele está com cheiro e sabor alterado, o ideal é não consumir. Mas, caso ele tenha consumido, beber bastante água, fazer repouso e refeições leves, e se persistir procurar ajuda médica.

O empreendedor, José Cláudio, tem 28 anos e está com um food truck presente no Verão Sergipe. Para ele, a atuação da Vigilância Sanitária é indispensável para uma boa comercialização no evento. “Buscamos sempre melhorias para nosso negócio e as orientações realizadas pela equipe vem para somar a fim de oferecer um atendimento e a melhor experiência a população”, comentou.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 13 de janeiro de 2024, 13:45 | Atualizado: 13 de janeiro de 2024, 16:13