Saúde realiza ações de cuidado para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho

Ação é alusiva à campanha de conscientização do Abril Verde, voltada à saúde do trabalhador

Com o intuito de discutir a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador e com apoio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), realizou nesta quarta-feira, 24, o IV Seminário Estadual da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 

O evento está relacionado à campanha de conscientização do Abril Verde e busca desenvolver ações voltadas à prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. A campanha estimula empresas a apresentarem ações de cuidado que estão sendo realizadas em prol dos seus colaboradores, bem como incentivar os trabalhadores a adotarem hábitos de saúde e segurança. 

“É um momento de sensibilização, conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e a importância das notificações para que a gente promova políticas de promoção à saúde do trabalhador”, destacou a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, Christiane Hora.       

Sobre o seminário

Entre as temáticas abordadas, foram apresentadas a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), ministrada por um apoiador do Ministério da Saúde (MS); experiência exitosa apresentada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Aracaju; o histórico de proteção aos riscos em relação à seguridade social e benefícios que cobrem os casos de acidentes, apresentado pelas técnicas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS Sergipe. 

Além disso, houve o debate sobre o trabalho em situação análoga a escravidão, oficina sobre acidentes de trabalho, palestra sobre ansiedade relacionada ao trabalho, e uma atividade denominada ‘Movimento é prevenção’, que contou com a participação dos profissionais. 

A gerente executiva do INSS de Sergipe, Ana Márcia Fassbender, foi uma das palestrantes do evento, e destacou a importância da temática. “Abordamos sobre a cobertura e os riscos profissionais para que os trabalhadores possam buscar qualidade de vida após a reabilitação e os benefícios que cobrem os acidentes”, salientou. 

Diversos profissionais que trabalham na área participaram do seminário, a fim de aprimorarem os conhecimentos, como é o caso da técnica de segurança Maria de Fátima Brito, do município de Estância. “Veio para somar e chamar a atenção para a saúde do trabalhador e levar para ao município esse cuidado mais humano, garantindo o bem-estar físico e mental”, relatou.

Parceria

O evento também contou com a parceria do Grupo de Trabalho Interinstitucional  (Getrin-20), que é composto pelas seguintes instituições: Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região (TRT/SE); Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE); Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Serviço Social da Indústria (Sesi); Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE); Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Sergipe (OAB/SE) e Advocacia Geral da União (AGU).

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 24 de abril de 2024, 20:05 | Atualizado: 24 de abril de 2024, 20:05