Saúde: Propriá tem nova apoiadora regional da Atenção Primária em encontro de Colegiado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Atenção Integral (DAIS), participou, nesta terça-feira, 7, da VII Reunião de Colegiado Interfederativo Regional (CIR) em Própria, oportunidade em que foi apresentada a nova apoiadora institucional da região, Rita de Cassia Matos Bittencourt Navarro, também referência técnica de Saúde da Mulher na SES.

O Estado é dividido em sete regiões de saúde e cada região tem um colegiado que é formado por gestores municipais e um dos representantes do Estado que participa é o apoiador institucional da atenção primária. “Em nome do secretário do Estado, apresentamos a nova apoiadora institucional para a região de Propriá, Rita Bittencourt que é, também, referência técnica em Saúde da Mulher na SES. Ela vai colaborar com os 16 municípios que fazem parte da região de Propriá acompanhando, monitorando e apoiando, não só o secretário do município, mas também as coordenações de atenção primária lidando com os processos de trabalho, colaborando na implantação de equipes de saúde da família, questões dos programas do Ministério e habilitações diversas. Todos os projetos, antes de irem para o Ministério da Saúde (MS), sempre passam pelas áreas técnicas da SES, mais especificamente, pela DAIS”, explica o diretor da Atenção Integral da SES, João Lima Junior.

O encontro de colegiado acontece uma vez por mês e, em sua primeira participação, Rita apresentou seu trabalho levando as principais portarias do Ministério da Saúde que foram publicadas durante os últimos 30 dias.

De acordo com Rita Bittencourt, foi uma experiência muito boa e é realmente um espaço necessário de troca de informações, decisões e pactuações com uma agenda permanente. “Fui apresentada como apoio para essa região de Saúde e me coloquei à disposição, também, como referência técnica da Saúde da Mulher. Apresentei aos gestores municipais algumas informações que considerei pertinentes, como as últimas portarias lançadas pelo Ministério da Saúde que versam sobre a atenção básica. Fiz um consolidado dessas portarias, sobre o que trata cada uma delas, data em que foram lançadas e quais foram os municípios contemplados”, comenta Rita.

Essas articulações são importantes, funcionam como um elo de ligação entre o Estado e os municípios, e o próximo encontro em Propriá já está agendado. Acontecerá no dia 29 de agosto e será com o colegiado de coordenadores da atenção básica da região.

Publicado: 9 de agosto de 2018, 09:00 | Atualizado: 9 de agosto de 2018, 09:00