Saúde participa da programação de eventos promovidos pela Astra LGBT+

A SES levará ações educativas e testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais no ‘Circuito do Orgulho 2023’

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, estará presente nos eventos que fazem parte da programação do ‘Circuito do Orgulho 2023’, promovido pela Astra LGBT+ com ações educativas para conscientizar a população. 

Nesta sexta-feira, 25, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará em frente ao Teatro Atheneu Sergipense para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites virais, onde ocorrerá o ‘Chá Cultural 20 anos da Adhones’, que vai reunir a população LGBTQIAPN+ para homenagens e apresentações musicais. 

Nos dias 25 e 26 também ocorrerá o Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTQIA+, onde a SES irá promover a distribuição de preservativos e a divulgação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é o uso preventivo de medicamento antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus.

Já no próximo domingo, 27, quando será realizada a 22ª Parada LGBT+ de Sergipe, a SES participará da programação com ações educativas na Orla de Atalaia. “Estaremos na Parada LGBT+, trabalhando a parte educativa sobre a prevenção das ISTs.  O ‘Camisildo’, veículo adaptado com camisinha gigante, sempre utilizado em eventos estratégicos como desfile de blocos e paradas, estará presente no evento. Além disso, vamos disponibilizar preservativos para a população”, explicou o gerente do Programa de IST/Aids da SES, Almir Santana.

Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco

Publicado: 25 de agosto de 2023, 14:08 | Atualizado: 25 de agosto de 2023, 14:08