Saúde leva diversos serviços para a população de Campo do Brito durante a 14ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Consultas, testes rápidos, avaliações odontológicas, orientações e coleta de sangue para exames sorológicos foram alguns dos serviços procurados pelas pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) marcou presença nesta sexta-feira, 27,  na 14ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Campo do Brito, no agreste do estado. A ação itinerante tem o intuito de aproximar os serviços da gestão estadual dos sergipanos, ofertando consultas, testes rápidos, avaliações odontológicas, orientações e coleta de sangue para exames sorológicos. 

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou à população exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose, clamídia, esquistossomose e HIV, bem como HTLV para gestantes, testes de leishmaniose visceral humana, PSA total/livre para homens, Ca-125, herpes vírus, entre outros. 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também participou da ação e realizou orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras de cinco mililitros de sangue para o cadastro de doador de medula óssea.

Carretas do Homem e da Mulher

Um dos serviços mais procurados pela população são as Carretas do Homem e da Mulher, que disponibilizam ultrassonografias e consultas com clínico geral e urologista, além de exame de citologia. 

O aposentado Venâncio Bispo dos Santos, de 61 anos, não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para colocar a saúde em dia. “Quando eu fiquei sabendo da ação, não perdi tempo e corri para cá. Estava precisando realizar o exame da próstata, e esses serviços vieram em uma boa hora, até porque a doença não avisa quando vem, e precisamos estar sempre atentos”, destacou. 

Na ação, as mulheres também receberam orientações acerca do autoexame como medida preventiva do câncer de mama. “Foi muito explicativo para descobrirmos logo no início algumas alterações na mama. Além disso, vim fazer minha ultrassonografia transvarginal”, contou a dona de casa Giselia Rabelo. 

Opera Sergipe 

Para melhorar a qualidade de vida dos sergipanos, o Governo do Estado criou o ‘Opera Sergipe’. Em dois meses desde o seu lançamento, o programa chegou à marca de três mil cirurgias realizadas.

Os moradores de Campo do Brito já regulados fizeram o cadastro no ‘Opera Sergipe’, cujo objetivo é ampliar a oferta de cirurgias, proporcionar mais cuidado e assistência aos sergipanos.

A autônoma Francisca Milta, 66, compareceu ao estande do ‘Opera Sergipe’ para fazer seu cadastro no programa. “Vim fazer meu cadastro para meu procedimento de colpoplastia anterior e estou muito confiante no programa, que tem agilizado todo o processo”, disse.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 27 de outubro de 2023, 15:28 | Atualizado: 27 de outubro de 2023, 15:28