Saúde intensifica ações contra as hepatites virais e disponibiliza folhetos educativos na Vila do Forró

A campanha julho Amarelo reforça a vigilância, diagnóstico, prevenção e controle de hepatites

Com o objetivo de engajar a Campanha Julho Amarelo, o Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir das 18h, estará com o estande da Prevenção na Vila do Forró, na Orla de Atalaia, em Aracaju, disponibilizando folhetos educativos com foco nas hepatites virais. Neste sentido, a Saúde durante este mês de julho, vai promover várias ações, como palestras educativas e testagem para diagnosticar a infecção.

 As hepatites virais são inflamações que ocorrem no fígado, causadas por vírus. As mais comuns são hepatites A, B e C. É de suma importância que a população procure os serviços de saúde, seja para realização de testes ou para vacinação contra Hepatite B. A referência técnica do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da SES, Almir Santana, ressaltou que a Campanha Julho Amarelo é essencial para estimular a procura pelos testes e diagnóstico precoce da infecção.

 “O diagnóstico é muito importante, pois pode evitar complicações como câncer no fígado. A hepatite B é uma infecção que tem tratamento, mas não tem cura. Já a hepatite C possui tratamento e cura, por isso o diagnóstico precoce é necessário para prevenir outras doenças. No estande, vamos mostrar sobre a diferença entre um fígado saudável e um com cirrose. O intuito é alertar a população sobre os perigos e dar orientações de como prosseguir”, reforçou o médico sanitarista.

Foto: Flávia Pacheco

Publicado: 4 de julho de 2023, 16:43 | Atualizado: 4 de julho de 2023, 16:43