Saúde entrega próteses dentárias a usuários do Centro de Especialidades Odontológicas de Propriá

A ação, além de devolver os sorrisos dos pacientes, contribui com a autoestima dos assistidos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou a entrega de próteses dentárias aos usuários do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade de Propriá, no baixo São Francisco sergipano. Durante a ação, os assistidos pelo Centro expressaram satisfação e gratidão pela oportunidade de resgatar seus sorrisos.

O CEO Felipe José de Santana, além do município de Propriá, atende: Amparo de São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

Givania Rodrigues Nascimento é usuária do CEO de Propriá há três anos e fez vários tratamentos para chegar a colocar a prótese. Ela afirma estar feliz com o dispositivo, que mudou seu sorriso, devolvendo-lhe a autoestima. “Esse CEO ajuda muita gente. Pessoas que não têm condições de ir a um dentista particular são recebidas aqui  com muito carinho. Eles vêm de locais como Cedro, Telha e muitos outros. Fiz dois tratamentos de canal e não senti dor. Fui muito bem tratada. Estou renovada com meus novos dentes”, relatou a usuária, de sorriso aberto.

José Feitosa disse que foi ao CEO pela primeira vez há um ano. “Para mim, esse é um local de grande importância. Somos acolhidos com humanidade desde os serviços gerais até a gerência. Todos aqui são muito especiais. Coloquei as próteses de cima e de baixo, e para mim foi muito importante. Aqui somos atendidos de forma gratuita, com higiene e bom atendimento. Sou muito grato por tudo isso. Agora, já posso sorrir”,  disse, com grande alegria.

Atuação

A diretora da Funesa, Carla Fontes,  agradeceu aos profissionais que fazem parte do CEO de Propriá. “Ficamos felizes em ver o serviço andando de forma positiva. Lutamos todos os dias para que tudo melhore e aumente o quantitativo de atendimentos. Graças a Deus, tivemos um excelente resultado”, disse a diretora.

Para o diretor Operacional da Funesa, Caique Costa, a palavra principal é gratidão. “Estamos aqui em Propriá para entregar as próteses aos usuários que são assistidos pelo CEO, com qualidade e segurança. É motivo de muita alegria poder devolver a dignidade das pessoas através da autoestima. Esse é o nosso compromisso “, afirmou Caíque.

A coordenadora dos CEOs estaduais, Laísa Oliveira, observou que o dia foi de devolver sorrisos. “A prótese dentária devolve não só a mastigação e a fala, mas também a autoestima. É gratificante ver a felicidade estampada no rosto dessas pessoas”, explicou Laísa. 

Ela pontuou que o meio de acesso ao CEO é a Atenção Primária à Saúde, onde o dentista vai fazer toda a adequação do meio bucal, limpeza, restaurações e extrações necessárias e, em seguida, encaminhar o paciente ao CEO, para a especialidade de prótese.

O cirurgião-dentista Marco Antônio Ramos Nunes atua no CEO de Propriá há dez anos. Segundo ele, o serviço possui a importância fundamental de reabilitar o usuário dentro do complexo. “Alguns perderam todos os dentes, e outros somente alguns. Esse CEO atende pessoas que precisam de próteses parciais e próteses totais acrílicas. Temos uma lista de pacientes já cadastrados para fazermos próteses. Estamos empenhados nisso. As pessoas se sentem recompensadas e divulgam nosso trabalho para a comunidade”, ressaltou.

CEOs

A população de 70 municípios de Sergipe recebe atendimento odontológico especializado por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Essas unidades de saúde são vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administradas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa). No ano de 2023, até o mês de outubro, foram realizados mais de 20 mil atendimentos nas oito unidades dos CEOs estaduais.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 22 de dezembro de 2023, 18:29 | Atualizado: 22 de dezembro de 2023, 18:29