Saúde disponibiliza testes rápidos para detecção de ISTs no Arraiá do Povo

Todas as terças-feiras, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará no evento para ofertar testes para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, esteve presente no Arraiá do Povo nesta terça-feira, 4, realizando testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, por meio da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’. Foram disponibilizados ao público da festa 280 testes. O teste rápido é feito de maneira prática, e o resultado é fornecido em, no máximo, 30 minutos.

Todas as terças-feiras, a Unidade Móvel estará no evento para ofertar testes rápidos, a fim de facilitar o acesso ao serviço de saúde. Além disso, o estande da prevenção também estará presente todos em os dias de forró com a distribuição de preservativos femininos e masculinos, folhetos informativos e orientações ao público, com o tema ‘Onde tem forró, tem prevenção’.

Quem aproveitou para realizar os testes foi Rejane Barbosa, de 37 anos. “Saúde é primordial para que possamos viver uma vida tranquila. O nosso bem-estar sexual também é essencial, então nada como fazer os testes regularmente para prevenir possíveis infecções”, evidenciou Rejane. 

Para o estudante Elias Gabriel, 24, é muito importante ter ações de testes rápidos em festas com grande movimentação. “Como o teste é realizado rapidamente, não perdi a chance. Eu fiz no ano passado, aqui também no Arraiá do Povo, a equipe é excepcional, muito atenciosa, nos dá atenção, nos explica coisas que são tão simples, mas que muitas vezes deixamos passar. Dá uma tranquilidade enorme saber que não tem nenhum problema. Agora posso curtir, mas com camisinha”, reforçou. 

Tipos de testes 

Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou com uma amostra de fluido oral (autoteste) e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Para os exames laboratoriais, o serviço realiza a coleta de sangue venoso e encaminha para o laboratório para processar. Os testes rápidos para diagnóstico do HIV estão disponíveis na atenção primária. Os exames de sífilis e hepatites virais B e C também estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que nós utilizamos na Unidade Móvel são os testes rápidos, logo, não leva muito tempo para sair o resultado. O indicado é que as pessoas sexualmente ativas e que não utilizam preservativo façam regularmente o teste de HIV, independentemente de terem ou não relações sexuais com um ou vários parceiros. Acredito que teremos uma boa adesão no Arraiá do Povo”, explicou o médico e referência técnica do Programa IST/ Aids, Almir Santana.

Resultado

Todo teste de HIV deve ser acompanhado de aconselhamento, que consiste em um diálogo confidencial entre o usuário e o profissional de saúde, com o objetivo de avaliar as situações de riscos pessoais para as infecções sexualmente transmissíveis e a promoção de comportamentos preventivos. O aconselhamento também procura orientar sobre o resultado do teste, que pode ser reagente ou não reagente.

O resultado reagente significa que anticorpos para o HIV foram encontrados no sangue. Contudo, o exame não informa sobre o desenvolvimento futuro da infecção pelo HIV e se a pessoa tem ou terá Aids. Assim, o indivíduo será encaminhado para realizar os exames complementares e dar início ao tratamento. A pessoa também será orientada sobre a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e, se necessário, repetir o teste 30 dias após.

Já o resultado não reagente indica que não há a presença de anticorpos contra o HIV ou que a infecção foi recente e não houve a produção dos anticorpos.

País do forró

Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 5 de junho de 2024, 08:33 | Atualizado: 5 de junho de 2024, 08:33