Saúde da Mulher: Caism é referência em Pré-Natal de Alto Risco
Por Morgana Barbosa
As gestantes que se enquadram nos critérios de alto risco em Sergipe, encontram no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), assistência e serviços especializados. Gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Caism realiza consultas, exames, além de atendimentos de Pré- Natal de Alto Risco (PNAR) e outros procedimentos.
A demanda diária de consultas e exames, atendida pelo Centro, é regulada pelo Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR), através das Unidades Básicas de Saúde (USB).
Somente no primeiro quadrimestre de 2016, o Caism realizou, ao todo, 8.422 procedimentos. Desse total, 1.826 foram ultrassonografias, dentre elas: mamária, pélvica, abdominal, transvaginal, obstétrica com Doppler, morfológica, perfil biofísico fetal, tireóide e vias urinárias.
Em relação às consultas de Pré-Natal e obstetrícia foram realizadas, entre janeiro e abril deste ano, o total de 901. Esse serviço oferecido pela unidade é referência para todas as gestações que apresentem alto risco. “Este tipo de gestação ocorre quando existe qualquer doença materna, ou condição sócio biológica, que pode prejudicar a sua boa evolução”, explica a coordenadora assistencial do Caism, Zaira Freitas.
Dentre os casos mais recorrentes estão os de: hipertensão, diabetes e gravidez precoce. Mas também são atendidos casos de gestantes com cardiopatias, nefropatias, má formações de feto e idade avançada da gestante. Para atender as pacientes com essas complicações e outras demandas a unidade conta com uma equipe qualificada composta por 173 profissionais, sendo 54 médicos.
“Como recebemos gestantes de alto risco encaminhadas pela UBS, é importante que essas unidades básicas não demorem a identificar o risco, e encaminhem o quanto antes essa paciente para o Caism. Dessa forma, teremos tempo hábil para solucionar ou amenizar complicações, gerando mais segurança para as pacientes e garantir a saúde do bebê”, alerta a coordenadora.
No local também são disponibilizadas consultas ginecológicas, que neste primeiro quadrimestre somaram 1.103 atendimentos. Vale destacar que o público tem acesso a consultas em diversas especialidades, como é o caso de uroginecologia, oncologia clínica, endocrinologia, cardiologia, mastologia, de enfermagem, além de orientação nutricional.
Entre os exames mais realizados estão os de colposcopia e a Cirurgia de Alta Frequência (CAF), que é um procedimento cirúrgico através do qual uma área doente pode ser retirada com dano mínimo ao órgão. Esses procedimentos são classificados como “genitoscopia” e no Caism somaram 1.955 nos quatro meses de 2016.
PAAF
O CAISM realiza a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), método simples, de baixo custo e ambulatorial. A coleta do material se dá através da introdução de uma agulha fina diretamente no nódulo na mama para ser examinado. Já foram executados 256 procedimentos este ano.
Também são realizadas biópsias de mama, ou Biópsia de fragmento (Core Biopsy), que consiste na retirada de fragmentos de tecido mamário alterado, sob anestesia local.
Publicado: 12 de maio de 2016, 14:05 | Atualizado: 12 de maio de 2016, 14:05