Saúde chama atenção para cuidados e diagnóstico precoce do câncer de cavidade oral  

O Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe dispõe de um serviço especializado para o melhor cuidado do paciente

Em razão da campanha ‘Maio Vermelho’, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da conscientização sobre o câncer de cavidade oral. Neste sentido, o cuidado e a prevenção são fatores relevantes quando o assunto é a saúde bucal dos pacientes atendidos no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A unidade dispõe de um serviço especializado para o melhor cuidado do paciente oncológico tanto na prevenção quanto no tratamento das diversas alterações bucais.

A campanha ‘Maio Vermelho’ enfatiza o alerta para o câncer bucal que é detectável, por meio de exames clínicos regulares, fundamentais para ampliar o número de diagnósticos precoces tanto do câncer de cavidade oral, quanto de lesões potencialmente malignas.

De acordo com a odontóloga e referência técnica do setor de Oncologia do Huse, Elaci Machado, o câncer bucal é mais comum do que se imagina. “Na maioria das vezes, é descoberto de forma tardia, aumentando o risco de morte e agravantes que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para se evitar as sequelas mais graves e aumentar as chances de cura e sobrevida dos pacientes”, explicou a especialista. 

Sinais de alerta

A população deve se atentar ao surgimento de feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca; sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca. Também pode haver nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

Cuidados oncológicos

O Centro de Oncologia do Huse dispõe do serviço de Odonto-oncologia, que atende com demanda espontânea e direcionada por toda Rede Estadual de Saúde, pacientes com lesões suspeitas de câncer de boca ou com diagnósticos já realizados.

“O cuidado multidisciplinar é imprescindível durante o tratamento oncológico e a odontologia tem papel fundamental no preparo da boca e acompanhamento durante o tratamento de todos os pacientes, mas principalmente dos pacientes de tumores de cabeça e pescoço para que os fatores adversos do tratamento sejam minimizados, melhorando assim a qualidade de vida desses pacientes”, salientou Elaci. 

Atendimento

No ano de 2023, a Odonto-Oncologia do Huse realizou 1.960 consultas, com 2.628 procedimentos e 1.465 sessões de laserterapia. No comparativo com o ano de 2022, houve um aumento de 15,1% nas consultas e um aumento de 11,9% nos procedimentos que são realizados no setor.

Um dos pacientes é o aposentado José Admilson de Souza, 62, que realiza o seu tratamento com laser na Odontologia Oncológica do Huse. Ele foi diagnosticado com um nódulo maligno na língua e está se recuperando. “Descobri esse tumor maligno quando fui extrair um dente, mas o pior já passou e agora eu estou na fase de recuperação, realizando esse tratamento por laser, que por sinal é muito bom. Não tenho nada para reclamar e tudo está se encaminhando bem”, relatou ele após sair de mais uma sessão de laserterapia.

Programa Sorrir Sergipe

Com o objetivo de orientar a população em relação aos cuidados com a saúde bucal, o projeto Sorrir Sergipe leva avaliação odontológica aos municípios sergipanos durante as ações itinerantes do ‘Sergipe é aqui’. Em 2023, foram realizadas 19 ações durante o ‘Sergipe é aqui’ nos municípios sergipanos, totalizando 1.266 avaliações bucais e 55 encaminhamentos de lesões suspeitas. Já em 2024, até o mês de abril, foram 707 avaliações bucais e 17 encaminhamentos com lesões suspeitas.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 30 de maio de 2024, 14:43 | Atualizado: 30 de maio de 2024, 14:43