Saúde alerta para risco de transmissão sexual do Zika vírus

Por Morgana Barbosa

mosquito aedes dengue zikaO Zika vírus, apontado como principal causador dos inúmeros casos de Microcefalia que surgiram no país, também pode ser transmitido através de relação sexual desprotegida. A iminência do contágio, por mais essa via, gera preocupação especialmente em relação às gestantes, o que demanda cuidados redobrados.

 

A indicação dessa nova possibilidade de transmissão foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a presença do vírus foi constatada no sêmen. O fato abriu precedente para a criação de uma nova diretriz de enfrentamento ao Zika e, consequentemente, à Microcefalia.

 

Segundo o gerente do programa Estadual IST/Aids, o médico Almir Santana, além de uma atração pelo sistema nervoso central, o Zika vírus demonstra preferência por se instalar no trato gênito-urinário dos homens. Já em relação à secreção vaginal feminina, até o momento, não há casos constatados.

 

“O que reforça essa teoria é a persistência do vírus no sêmen e na urina. No sêmen, por exemplo, o Zika foi encontrado com carga 100 mil vezes superior a do sangue e por um período até dois meses após a fase aguda da infecção”, revela o médico.

 

Apesar da constatação de presença do vírus em fluídos corporais, ainda não há provas sobre a transmissão sexual. Apesar disso, o fato age como indicativo, o que é suficiente para ampliar ações preventivas.

 

“É preciso alertar especialmente as gestantes e seus parceiros para a necessidade do uso da camisinha durante as relações sexuais. Além de prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como o HIV, Sífilis e Hepatites virais, a camisinha protegerá contra uma possível transmissão do Zika Vírus”, enfatiza o gerente do Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana.

 

Microcefalia

 

Até o último boletim epidemiológico (semana epidemiológica nº 24), foram 347 casos prováveis de Zika, com 24 confirmações, e 4514 prováveis de Febre Chikungunya, com 2746 confirmações. Sobre a Dengue, são 4030 casos notificados e 1140 confirmados.

 

O novo boletim mostra também que foram notificados 235 casos de Microcefalia no estado de Sergipe. Destes, foram 10 óbitos. Em relação ao informe anterior, houve registro de 2 casos novos, no município de Monte Alegre e Nossa Senhora do Socorro. Os casos notificados estão distribuídos em 54 municípios sergipanos, sendo que 70 encontram-se em processo de investigação, 111 foram confirmados e 54 foram descartados. A região de Aracaju aparece com maior número de casos (84), seguida pelas Regiões de Nossa Senhora do Socorro (41), Estância (32) e Itabaiana (26).

 

Combate ao Aedes

 

O principal transmissor do Zika vírus é o mosquito Aedes aegypti. Para inibir a proliferação do vetor, que também é responsável pela transmissão da Dengue e Chikungunya, a  Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza diversas ações.

 

Dentre as estratégias de enfrentamento ao Aedes está a atuação da Brigada Itinerante Estadual nos municípios sergipanos. O monitoramento constante dos casos relacionados ao mosquito é realizado pela Sala Estadual de Situação.

 

Toda população deve adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito. É recomendado que sejam realizadas limpezas periódicas em recipientes que armazenem água, manter caixas d’água, tonéis e barris tampados, colocar areia em pratos que acomodam plantas, descartar corretamente resíduos que possam armazenar água, dentre outros.

Publicado: 22 de junho de 2016, 19:47 | Atualizado: 22 de junho de 2016, 19:47