Saúde abre festejos juninos com assistência e prevenção à população durante Arraiá do Povo

A festa conta com o Posto Médico Avançado, fiscalização de alimentos e o orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis

Para garantir assistência e uma festa segura à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está presente no Arraiá do Povo com equipes preparadas da Vigilância Sanitária Estadual, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e o estande da prevenção, com a disponibilização de preservativos e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Já na primeira noite de evento, neste sábado, 1º, a Vigilância Sanitária Estadual realizou fiscalização de alimentos nos estabelecimentos da festa. O trabalho de prevenção foi feito por meio de vistorias e orientações para o melhor manuseio das comidas que circulam no Arraiá e dicas de higienização das mãos nas áreas de manipulação de alimentos e o prazo de validade das comidas, são alguns dos itens fiscalizados pela equipe da vigilância.

“O nosso trabalho é preventivo, a fim de evitar problemas decorrentes de alimentos nas pessoas que estão consumindo na Vila do Forró. Então, fiscalizamos a limpeza e organização das cozinhas, sanitários, lixeiros, para que não haja a contaminação cruzada na hora de manipular esses alimentos”, reforçou o fiscal de alimentos Paulo Tiago. 

Assistência médica

Outro ponto importante é o Posto Médico Avançado do Samu 192 Sergipe. Ele é porta aberta e conta com dois leitos de estabilização e 10 leitos de observação, além dos mais de 20 profissionais preparados e de prontidão para prestar o serviço necessário ao cidadão que necessita. 

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira, o posto médico está preparado para o atendimento rápido e imediato na festa. “Contamos também com o apoio da Unidade de Suporte Avançado (USA) e a de Suporte Básico de Vida (USB). É importante ressaltar que a equipe está preparada para qualquer situação que a população precise e caso haja necessidade de transferência, temos o apoio da Central de Regulação para que sejam atendidos dentro da Rede de Urgência do Estado”, explicou o superintendente. 

Estande da prevenção

Trazendo o tema ‘Onde tem forró, tem prevenção’, o estande da prevenção também estará presente todos os dias de forró com a distribuição de preservativos femininos e masculinos, folhetos informativos e orientações aos forrozeiros. Além disso, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará presente todas as terças-feiras, com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. 

Segundo a referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, é um momento de alegria, mas que as pessoas precisam ter cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis. “É importante conversarmos com a população sobre o uso correto do preservativo, além das novas profilaxias com a Pré-Exposição e a Pós-Exposição que devemos informar. Ressaltamos também que caso realizem suas festas nas ruas, podem passar na Secretaria de Estado da Saúde para pegar preservativo e o material informativo”, destacou Almir.

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 2 de junho de 2024, 01:50 | Atualizado: 2 de junho de 2024, 01:50