Saúde abre festejos juninos com ações de prevenção e assistência à população no Arraial do Povo

Evento tem Posto Médico Avançado, fiscalização de alimentos e o Arraial da Prevenção, com orientações de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece aos forrozeiros do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, assistência à saúde nos 30 dias de festejos. A festa conta com estandes com equipes preparadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da Vigilância Sanitária Estadual e ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis no Arraial da Prevenção.

Na primeira noite do evento, nesta quinta-feira, 1º, os postos de atendimento à população já estavam funcionando com mais de 20 profissionais preparados para prestar o serviço necessário ao cidadão que necessitasse.

Samu

O Posto Médico Avançado do Samu 192 Sergipe é porta aberta e contém leito de estabilização e seis leitos de observação com equipamentos de UTI móvel para um atendimento eficaz e seguro.  Serão doze profissionais por noite, envolvidos no atendimento do posto. A equipe é composta por funcionário administrativo, condutor, médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem.  

O médico plantonista do Samu 192 Sergipe, Edmilson Neto, explicou como a população pode solicitar o serviço caso passe mal. “Temos um posto fixo onde qualquer pessoa pode chegar e solicitar atendimento. Os pacientes que não consigam se deslocar até a gente, podem procurar o Corpo de Bombeiros, cujos profissionais estão espalhados pelo evento e farão a remoção do paciente para podermos dar a assistência devida”, ressaltou o médico. 

Na primeira noite do Arraiá do Povo foram realizados 10 atendimentos clínicos pelo Samu 192 Sergipe, sem maiores complicações.

Estande da Prevenção

O estande do Arraial da Prevenção também estará presente todos os dias, com a distribuição de preservativos femininos e masculinos, folhetos informativos e diálogo com as pessoas acerca da importância da prevenção. Além disso, haverá a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, presente em um dia a cada semana, ofertando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. 

Segundo a referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, neste ano o estande apresenta algumas novidades. “Colocamos, neste ano, plaquinhas para as pessoas interagirem e registrarem o momento de descontração. Ainda, teremos a Unidade Móvel um dia em cada semana, oferecendo testes rápidos com orientações e, caso o resultado seja positivo, será encaminhado para um serviço de saúde”, salientou o médico. 

Para a aposentada Regina Schmeling, que curtia o evento e aproveitou para receber orientações de prevenção referente às infecções sexualmente transmissíveis, as informações são essenciais no evento. “É momento de alegria, mas também de redobrar a atenção com a nossa saúde sexual e ter orientações de prevenção é super válido”, contou. 

Fiscalização de alimentos

A festa ainda conta com a Vigilância Sanitária Estadual, que realiza o trabalho de prevenção por meio de vistorias com dicas de armazenamento e comercialização dos alimentos para os estabelecimentos presentes no evento. O objetivo é de orientar medidas importantes para um melhor funcionamento dos serviços, como uma estrutura física adequada, higienização das mãos nas áreas de manipulação de alimentos, fluxo de drenagem da água e prazo de validade das comidas, são alguns dos itens fiscalizados pela equipe da vigilância. 

Para o empresário Wenderson Bruno Santos, a presença da Saúde no evento é extremamente importante. “É essencial estarem aqui e ver toda equipe preparada para dar suporte à população, pois nunca sabemos a necessidade caso alguém passe mal. Destaco ainda a fiscalização da Vigilância Sanitária na festa, que nos deixa mais seguros na hora de consumir os alimentos”, revelou.

Publicado: 2 de junho de 2023, 12:09 | Atualizado: 2 de junho de 2023, 12:10