Samu registra apenas três ocorrências na abertura do Arraiá do Povo
Considerado seguro e familiar, o evento em seu primeiro dia foi considerado tranquilo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou três ocorrências durante a primeira noite do Arraiá do Povo, evento junino promovido pelo governo do Estado na Orla de Atalaia. Cefaleia, hipotensão (pressão arterial baixa) e troca de curativo foram as causas que levaram três forrozeiros a buscarem o serviço na noite desta quinta-feira, 20.
O Samu montou uma superestrutura para o atendimento de urgência e emergência no Arraiá do Povo. Uma sala de estabilização contendo uma mini UTI, uma Unidade de Suporte Básico (USB) e equipes de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, socorristas e condutores formam a força assistencial do Serviço naquele espaço de festa, que seguirá até o dia 30 deste mês. Na noite desta quinta-feira, 20 profissionais fizeram o plantão do Samu no Arraiá do Povo.
A superintendente do Samu, Conceição Mendonça, destacou a tranquilidade da festa. “Acredito que as causas do baixo número de ocorrências se deve ao ambiente familiar e à segurança do evento, que foi excelente. Não tinha fogos e não constatamos nenhum caso de alcoolismo”, disse ela, salientando que o Samu foi muito bem acolhido pela população.
Para Anderson Mota, a presença do Samu é importante em eventos de grande público. “Trabalho muito sério que deve ser valorizado. Sabemos que receberemos assistência se houver necessidade”, declarou o aracajuano, no que é apoiado por Isamar Oliveira. “Sabendo que o Samu está aqui, brincamos com mais tranquilidade, nos sentimos mais protegidos”, disse.
Ivanilde Carvalho, de Campo do Brito, prestigiou a abertura do Arraiá do Povo e falou da importância de ter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no espaço da festa. “Parabenizo o Samu por estar aqui conosco. E saber que a estrutura é tão completa para socorrer até os casos mais graves é emocionante”, salientou.
De acordo com a gerente de Regulação do Samu, Karina Mendonça, o Serviço dará suporte de vida a 20 municípios nestes festejos juninos, seja com ambulância, mochila de suporte básico e avançado ou através de canal prioritário na Central de regulação. “As rodovias federais e estaduais também estão sendo cobertas por nossas viaturas”, acrescentou.
Fotos: Valter Sobrinho ASCOM SES
Publicado: 21 de junho de 2019, 13:47 | Atualizado: 21 de junho de 2019, 13:47