Samu registra 1.537 aberturas de chamadas no final de semana

Por Luiza Sampaio

SAMU Sergipe - Foto Ricardo Pinho (6)Neste último final de semana, entre os dias 26 e 28, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 659 solicitações de envio de ambulância em todo o estado, além de 878 ligações falsas (os trotes), totalizando 1.537 ligações recebidas. Para atender as ocorrências, foram demandadas 313 Unidades de Suporte Básico (USB), 84 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 13 Motolâncias.

 

“Além de ser crime, o trote prejudica, e muito, o serviço que é disponibilizado, causando, entre outras coisas, prejuízos financeiros ao Estado, danos aos equipamentos e desgaste emocional dos Tarms (Técnicos Auxiliares de Regulação Médica que atendem as ligações). Continuamos com as ações educativas, mas reforçamos o pedido de conscientização da população”, ressalta a superintendente do Samu, Glícia Ramos.

 

Entre os atendimentos por causas externas registrados no final de semana, 25 foram para vítimas de queda de moto, 19 pacientes com ferimentos por arma de fogo, 18 por queda, nove vítimas de agressões físicas, oito colisões carro e moto, sete feridos por arma branca, cinco pessoas atropeladas, quatro pacientes de colisões moto e moto, três vítimas de queda de bicicleta, além de 28 orientações médicas.

 

Parada LGBT

 

O Samu tem experiência na participação de eventos de massa para que, em caso de uma necessidade, dê o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, atuando paralelamente com a Central de Regulação das Urgências. Neste final de semana, o serviço esteve na Parada LGBT, realizada na Orla de Atalaia, das 16h às 23h.

 

Entre os atendimentos no evento, três pacientes vítimas de agressão física, sendo que um foi removido para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e os outros dois removidos por terceiros; duas pessoas com ferimentos por arma branca, uma levada para o Huse e a outra para o Hospital Zona Sul; uma paciente inconsciente após ingestão de bebida alcoólica e outro apresentando crise convulsiva.

 

Durante o evento, houve ainda uma vítima de arma de fogo. M.R.S., 22 anos, sexo masculino, que foi atendido por uma Unidade de Suporte Avançado (USA), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

 

Sriha

 

Já o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA) realizou 249 remoções na última semana. Entre os dias 22 e 27 de agosto foram realizadas 153 remoções assistenciais e 96 de logística. Desse total, 19 foram gestantes de baixo risco, 13 avaliações de especialistas, 23 transferências, 92 para exames e procedimentos e seis altas sociais.

Publicado: 29 de agosto de 2016, 19:17 | Atualizado: 29 de agosto de 2016, 19:17