SAMU promove ação educativa no trânsito de Itabaiana

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Itabaiana, realizou na manhã desta sexta-feira, 20, no município de Itabaiana, mais uma blitz educativa com a campanha ‘Sou Amigo do SAMU – não uso telefone ao volante’. O uso do celular ao volante aumenta em 400 vezes o risco de acidentes.

A ação aconteceu no cruzamento da Avenida Ivo de Carvalho com a Rua Álvaro Fonseca de Oliveira, e contou com a distribuição de adesivos alusivos à campanha, encartes educativos com dicas de prevenção para uma direção mais segura, além da abordagem de condutores e motociclistas nos semáforos a fim de dialogar acerca das boas práticas no trânsito como a importância do uso do cinto de segurança e do capacete.

De acordo com o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Ronei Barbosa, o objetivo foi conscientizar a população e o resultado foi muito bom. “Hoje nós fizemos um trabalho de adesivar os carros e trabalhamos, principalmente, com duas temáticas, não usar o celular ao volante e não associar bebida à direção e o resultado foi positivo. Ninguém se negou a colocar o adesivo e assim o nome do projeto será espalhado pela cidade e as pessoas vão se conscientizando cada vez mais”, disse.

O motorista Clayton Andrade Neres comentou que: “se envolve a nossa vida, temos que nos conscientizar de que não podemos usar o telefone, não podemos nos distrair. A vida é mais importante”.

Para Josilda Luna sensibilizar e conscientizar a população é fundamental. “Eu acho superimportante conscientizar as pessoas porque a gente vive uma vida muito corrida e, às vezes, a gente acha que um pouquinho de tempo que a gente para atender o celular ou ver uma mensagem é perda de tempo, e não é, é ganho de vida. Então é uma campanha super importante de conscientização e precisa sim sensibilizar a população, sempre”, reforçou a motorista.


Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 20 de setembro de 2019, 13:22 | Atualizado: 20 de setembro de 2019, 13:22