SAMU estará com posto médico avançado no Arraiá do Povo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará com um posto médico avançado no Arraiá do Povo, que estreia nesta quinta-feira, 20, e segue até 30 deste mês. Uma equipe de 10 profissionais assistenciais e da gestão fará plantão diariamente e terá o apoio de uma Unidade de Suporte Básico, segundo informou a superintendente do Samu, Conceição Mendonça.
No posto médico, uma sala de estabilização com dois leitos e equipamentos de suporte avançado será montada para garantir assistência qualificada ao pacientes. Além disso, uma rota de fuga foi planejada e integrada com órgãos como Emurb, Emsurb, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de apoio. A unidade hospitalar de referência do posto médico será o Hospital Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco.
“Pedimos à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju para nos deixar cientes da escala médica do Hospital Fernando Franco, que será nossa unidade hospitalar de referência, enquanto o Nestor Piva será para o Forró Caju”, disse Conceição Mendonça, informando que o evento da Prefeitura de Aracaju terá o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que fornecerá os equipamentos para o posto médico de suporte avançado que o município vai montar no evento, além de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico.
No interior
De acordo com informações de Conceição Mendonça, 20 municípios solicitaram apoio do Samu para os festejos junino. Aqueles que realizarão grandes festas, como Estância, Socorro, Areia Branca e Capela estão montando seus próprios postos médicos e receberão da SES os equipamentos de suporte avançado, além de USA e USB. Naqueles onde a festa será de menor porte, o Samu está enviando mochilas de suporte de vida avançado e básico, além de dar o apoio com ambulâncias que estarão nas bases regionais.
“É certo que não temos como cobrir todos os 75 municípios, porque não podemos deixar de assistir o Estado em outras situações de emergências, mas teremos um canal prioritário para atender os municípios que estarão realizando eventos juninos. Para estes, a gente deixa um sinal vermelho dentro da Central de Regulação de Urgência e cada chamada que vier destes locais, o atendimento será prioritário”, explicou.
Monitoramento
O Samu está realizando o monitoramento dos traumas e queimaduras que estão acontecendo neste período junino. O acompanhamento começou no dia 31 de maio, com a abertura dos festejos juninos, e se estenderá até o fim da festa, como destacou a superintendente do serviço. O monitoramento revelou que, daquela data até esta terça-feira, 18, o Samu realizou 620 atendimentos de trauma e três de queimados. No período foram registrados 24 óbitos.
“O que nos chama a atenção é que os acidentes de trânsito não aconteceram apenas em rodovia federal, mas também nas estaduais e municipais e nos centros das cidades”, declarou Mendonça, enfatizando que entre os acidentes a predominância é a colisão, de carro com carro, de carro com moto e quedas de moto.
Dados do monitoramento indicam ainda que os acidentes acontecem mais a partir do início da noite indo até a madrugada, e que a faixa etária predominante entre as vítimas é de 18 a 30 anos. O Samu utilizou toda a rede hospitalar e de urgência, publica e privada, mas foi o Hospital de Urgência de Sergipe que recebeu a maior parcela de pacientes: 240. Segundo Conceição Mendonça, o serviço teve colaboração do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Federal, bem como do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.
Publicado: 18 de junho de 2019, 16:35 | Atualizado: 18 de junho de 2019, 16:35