Samu 192 Sergipe presta assistência à saúde para população durante o Carnaval

O serviço vai fazer uma cobertura em cidades que tenham a maior concentração nas festividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará disponível para atender os foliões de forma célere e eficiente durante o Carnaval, tanto em incidentes traumáticos quanto em eventuais violências interpessoais. 

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, o serviço vai fazer uma cobertura completa, principalmente nas cidades que tenham a maior concentração nas festividades. “Em algumas circunstâncias estaremos presentes com nossas equipes, com viaturas de Unidade de Suporte Avançado (USA), Unidade de Suporte Básico (USB) e motolância, além de contar com o serviço aeromédico, por meio do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Vamos ter equipes no Verão Sergipe, que acontece na praia do Abaís, em Estância, e, nas demais localidades, nós vamos fazer uma cobertura enquanto o canal prioritário. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo que nós vamos cobrir os locais com festividades, nós não vamos descobrir a população local. Então as ambulâncias ficarão nas bases, mas com todos os profissionais atentos e em alerta para as principais ocorrências que podem acontecer”, explicou o superintendente.

Para o quinto fim de semana do Verão Sergipe, o Samu 192 Sergipe estará presente no circuito da festa. O evento contará com posto médico composto por um total de seis leitos, sendo cinco de observação e um de estabilização. Além disso, o serviço móvel contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que estarão à disposição dos foliões, caso seja necessário, e a presença da Unidade de Suporte Avançado (USA) e da viatura tipo A para dar apoio ao evento. 

Cuidados

O Carnaval é entre todas as manifestações festivas a que mais exige consumo de energia. Para que a folia não acabe mais cedo, é importante que os foliões façam muita ingestão de água, refeições leves, frutas e evitem o abuso de bebidas alcoólicas.  

Os alimentos ricos em carboidratos são opções ideais para aguentar o pique da festa. “A maioria das pessoas que atendemos tem os mesmos sintomas, como queda da pressão arterial, desidratação, intoxicação alimentar, exagero com bebidas alcoólicas, entre outros. Por isso é importante que a população consuma água o tempo todo, a fim de evitar esse mal-estar”, orientou Dênison.

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 9 de fevereiro de 2024, 10:42 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2024, 10:42