Samu 192 Sergipe atua com equipe reforçada para assistência de sergipanos e turistas no Arraiá do Povo
O posto, que fica localizado no Centro de Operações Integradas, realizou 112 atendimentos em seis noites de festa
Desde o primeiro dia do Arraiá do Povo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) está presente na festa, garantindo assistência qualificada à população que está curtindo os festejos juninos. Nos seis primeiros dias, foram contabilizados 112 atendimentos de caráter clínico ou traumático. O Posto do Samu 192 Sergipe está localizado no Centro de Operações Integradas (COI), atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Defesa Civil e Conselho Tutelar.
O Samu 192 Sergipe está à postos para atender qualquer ocorrência, seja de urgência e emergência, contando com a estrutura equipada do Posto Médico Avançado. O posto é porta aberta e contém dois leitos de estabilização, equipados com suporte de oxigênio, respiradores, monitores, aspiradores, bombas de infusão, desfibriladores e todo material necessário para intervenções avançadas. Conta também com dez leitos de observação, sendo camas leitos e poltronas para medicação rápida, além dos mais de 20 profissionais entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e estagiários, preparados e de prontidão. Fica ainda à disposição para qualquer necessidade de remoção uma ambulância de suporte avançado de vida.
Atendimentos
Entre as principais ocorrências está o excesso de bebida alcoólica. De acordo com a enfermeira da Assessoria Técnica do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra, a população deve se atentar para o uso excessivo das substâncias. “Sobre o nosso perfil de atendimento no posto, a maior incidência foi de pessoas do sexo feminino, uma faixa etária de jovens e com intoxicação por abuso de substância, principalmente álcool. Então a gente recomenda que o consumo de bebida alcoólica seja feito com moderação, que as pessoas usem para se divertir, mas não para causar danos à saúde. A gente relembra ainda que é importante que quem beber não deve dirigir, uma vez que o álcool causa uma série de alterações nos sentidos e que isso pode gerar incidentes traumáticos e outras alterações”, alertou.
A estudante Kaline Cruz, de 20 anos, aproveitou a oportunidade para se divertir ao lado de amigos no Arraiá do Povo. Ela ficou impressionada com a magnitude da festa e principalmente com a assistência à saúde oferecida. “O ano passado eu já achei uma festa muito organizada, mas esse ano superou as minhas expectativas. Uma amiga minha teve uma queda de pressão e levamos para o posto médico do Samu e eu fiquei muito tranquila com a qualidade do serviço que eles estão prestando à população. A equipe foi muito atenciosa, estão de parabéns”, concluiu a estudante.
A fisioterapeuta Juliana Andrade, de 43 anos, veio curtir o forró em família e contou que se sente muito mais segura com uma assistência qualificada no Centro de Operações Integradas. “Quando eu chego em uma festa, já olho logo se tem algum posto médico, pois a gente não sabe o que pode acontecer. Acho muito importante que os organizadores pensem nessa assistência, porque, infelizmente, muita gente exagera na bebida e acaba passando muito mal e uma equipe qualificada para atender essas pessoas, é muito necessário para que o pior não aconteça”, finalizou.
Canal prioritário
Vale ressaltar que o Samu 192 Sergipe também está de prontidão por meio da Central de Regulação de Urgências (CRU) em canal prioritário, para o atendimento em situações de urgência e emergência. Então, caso sejam necessários recursos adicionais ou que sejam necessárias portas de urgência para fazer retaguarda durante o evento, portas hospitalares e outros equipamentos da rede, a Central de Regulação atuará também junto aos demais equipamentos de saúde.
Assistência do Samu 192 Sergipe
Além do Arraiá do Povo, este final de semana o Samu 192 Sergipe está prestando assistência no concurso de quadrilha Arranca Unha, no Centro de Criatividade, em Aracaju; no Forró dos Sonhos, em Ribeirópolis; no Arrastapé do 18, em Aracaju; na Barra dos Coqueiros e na Festa dos Caminhoneiros em Itabaiana.








Fotos: Flávia Pacheco
Publicado: 8 de junho de 2024, 23:31 | Atualizado: 8 de junho de 2024, 23:31