Samu 192 Sergipe aprova a Sistematização da Assistência de Enfermagem

Metodologia está em conformidade com a Resolução Cofen nº 358/2009, que visa conceder maior autonomia aos profissionais de enfermagem

A fim de aprimorar o atendimento prestado à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), aprovou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma metodologia científica que tem sido progressivamente integrada na prática assistencial, proporcionando maior segurança aos pacientes, aprimorando a qualidade da assistência e concedendo maior autonomia aos profissionais de enfermagem. 

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, essa iniciativa visa aprimorar a assistência de emergência, garantindo um socorro mais eficiente e seguro para a população do estado. “O SEA é um instrumento fundamental para todos os espaços onde nós temos a enfermagem. Ele dá uma segurança de trabalho para os profissionais, de como registrar dentro de protocolos os atendimentos prestados. Com isso, vamos melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente vítima de trauma”, ressaltou. 

A implantação da SAE é agora uma obrigação para as instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, em conformidade com a Resolução Cofen nº 358/2009, que exige sua adoção em todo o Brasil. “Essa medida reflete o compromisso das instituições de saúde em seguir as melhores práticas de enfermagem, aprimorando o atendimento prestado no Samu 192 Sergipe”, ressaltou a enfermeira e integrante da comissão de planejamento do Samu 192 Sergipe, Daniele Martins. 

A segunda fase é a capacitação dos profissionais. “Ao implantar um novo modelo de trabalho, necessitamos treinar nossos profissionais. A fase seguinte será justamente esta: fazer com que nossos enfermeiros se adequem nesse novo instrumento validado e que vai ser utilizado para todos os atendimentos clínicos e traumáticos, fortalecendo toda equipe da enfermagem e impactando diretamente na segurança e qualidade do atendimento ao paciente”, disse o superintendente. 

O projeto é um marco significativo no aprimoramento do processo de enfermagem do Samu 192 Sergipe. Para a implantação, a coordenação de Enfermagem, em parceria com a comissão científica e de planejamento, contou com presença da professora especialista Elisangela Minari para discutir e definir novos caminhos para a implementação do Processo de Enfermagem no serviço.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 1 de novembro de 2023, 16:29 | Atualizado: 1 de novembro de 2023, 16:29