Salas de Espera das Farmácias Populares também são espaços de aprendizagem

Por Ítalo Duarte

tobias1Além de ampliar o acesso da população a medicamentos básicos a preço de custo, as Farmácias Populares do Brasil em Sergipe, gerenciadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), são também lugares de informação, conhecimento e educação. Isso porque as Salas de Espera se transformam em verdadeiros espaços de aprendizagem.

 

Tudo isso é possível graças ao trabalho desenvolvido pelos profissionais das Farmácias Populares em Sergipe. Os servidores se dedicam a sempre organizar e promover eventos regulares nos locais.

“Isso é uma estratégia fundamental para que o usuário/paciente adquira conhecimento e desenvolva capacidade de cuidado”, explicou Eulália Lins Victor, coordenadora das Farmácias Populares no Estado.

 

De acordo com a técnica, a Sala de Espera tem o intuito de garantir um cuidado humanizado, como preconizado pelos princípios e diretrizes do SUS. “É por meio desse ambiente que a população atendida estabelece vínculo com a instituição. Este espaço é o lugar propício para estimular o usuário/paciente a ser o responsável pelo seu autocuidado, orientando-o a interpretar muitas situações que são previsíveis durante o tratamento medicamentoso dele ou de entes próximos ou pela doença que porta”, reforçou.

 

Ainda segundo Eulália, dessa forma, os farmacêuticos e atendentes têm a oportunidade de desenvolver atividades que vão além do cuidado, como a educação em saúde, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Um exemplo disso foi que aconteceu no mês de abril em Tobias Barreto e Propriá.

 

Tobias Barreto

No município de Tobias Barreto, os servidores promoveram palestra sobre controle de pressão arterial, que informou à população dos riscos decorrentes da pressão arterial sem controle, focando principalmente no Infarto e AVC. Quem ministrou foi a farmacêutica Adriana Maciel.

 

Em sua fala, foi reforçada a importância de uma alimentação saudável, da prática de exercícios e do uso correto dos medicamentos, além dela destacar o papel da Farmácia Popular do Brasil que é promover o uso racional de medicamentos, educação em saúde e a prevenção de doenças.

 

“Nesta ação foram utilizados recursos audiovisuais e humanos com o intuito de melhorar o entendimento, bem como a participação do usuário/paciente para sanar suas dúvidas. Teve a apresentação de fantoches contando três casos clínicos de pacientes”, disse Adriana. Ao final, a Farmácia Popular serviu bolo de pão natural e lanche em comemoração ao aniversário de um ano da unidade.

 

Propriá

Já em Propriá a palestra teve o título “Todos unidos contra a Dengue”. A atividade na Sala de Espera focou no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A palestrante foi a farmacêutica Andréa Valença, que usou um projetor para abordar as formas de prevenir e combater o vetor.

 

“Apresentamos todo o ciclo de vida do mosquito e as formas vivas que os próprios usuários poderiam identificar nas suas residências. Além disso, também enfatizamos as doenças transmitidas por ele e os seus principais sintomas, e as diferenças de sintomas de cada uma”, disse Andréa.

 

Dentro da apresentação foram dadas dicas de prevenção e combate à proliferação do mosquito. “Os usuários/pacientes também acompanharam pelo panfleto recebido as informações passadas. A todo o momento da atividade houve muita interatividade dos participantes, expondo suas dúvidas e curiosidades”, detalhou.

 

Além disso, na apresentação também foi trabalhado o tema “Microcefalia”. “Enfatizamos desde as necessidades de acompanhamentos dos pais até os gastos financeiros com o suporte a estas”, disse a farmacêutica.

 

Farmácia Popular do Brasil

Em Sergipe, o programa já distribuiu mais de um milhão de medicamentos. As unidades sob gerenciamento da Funesa cobrem as regiões do Baixo São Francisco, Alto Sertão, Sul Sergipano e Centro-Sul, instaladas nos municípios de Propriá, Nossa Senhora da Glória, Estância e Tobias Barreto.

 

Segundo Eulália, os 112 medicamentos que fazem parte do elenco são considerados como essenciais na prática clínica da atenção básica, ou seja, capazes de atender as doenças e agravos de maior prevalência e impacto social como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pelo abastecimento das unidades.

 

Funcionamento

As unidades do programa Farmácia Popular do Brasil funcionam durante seis dias por semana. De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ininterruptamente, e sábado, das 8h às 12h, salvo feriados nacionais, estaduais e municipais, seguindo o calendário público decretado.

Publicado: 25 de maio de 2016, 16:56 | Atualizado: 25 de maio de 2016, 16:56