Rosário do Catete e Pedrinhas recebem a Brigada Itinerante esta semana

Por Ítalo Duarte

brigada itinerante - junho 16Esta semana, os municípios de Rosário do Catete e Pedrinhas recebem um reforço a mais no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A visita da força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), vai ajudar os municípios no tratamento e eliminação de focos do vetor.

Hoje e amanhã, 20 e 21 de junho, os agentes de endemias visitam o município de Rosário do Catete, a 37 km de distância de Aracaju. Já na quarta-feira, dia 22, é Pedrinhas, a 89 km da capital, quem recebe a visita da equipe. Depois disso, por conta dos festejos juninos, a agenda da Brigada continua só na próxima semana, finalizando a programação do mês em Capela e Aquidabã.

Além das ações diretas de combate ao mosquito, os agentes de endemias também realizam um trabalho de conscientização da população, conversando com os moradores durante as visitas e orientando sobre como realizar a inspeção sempre que possível nas residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.

Para Adriel Alcântara, diretor-geral da Funesa, que mantém os 100 agentes de endemias que compõem a Brigada, o trabalho da força-tarefa é fundamental no combate ao Aedes aegypti e para desenvolver o trabalho educativo com os munícipes.

“O Governo de Sergipe prova a cada dia o quanto acertou na iniciativa de criar um grupo específico no Estado para combater o mosquito, já que isso é de responsabilidade dos municípios. Mesmo assim o governador Jackson Barreto faz questão de manter, aumentar e qualificar ainda mais a equipe da Funesa”, disse.

Publicado: 20 de junho de 2016, 14:17 | Atualizado: 20 de junho de 2016, 14:17