Rede Hospitalar: Huse e Nossa Senhora de Lourdes comprovam a resolutividade na semana
Por Katiane Menezes e Júnior Matos
O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) são dois importantes equipamentos de saúde que compõem a Rede Hospitalar Estadual, sendo referências em atendimentos de alta complexidade em seus perfis assistenciais.
De 07 a 13 de novembro, o Huse recebeu aproximadamente 2.500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuraram atendimento no Pronto Socorro. Desse total, cerca de 400 ficaram internados e em observação por mais de 24 horas. Como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde do Município retomaram os atendimentos, a semana no Huse foi considerada mais tranquila.
De acordo com a gerente da Área Azul, Simone Dantas, “os trabalhos voltaram ao normal. As pessoas já entendem que o Huse é para média e alta complexidade”.
A Sala de Sutura e a Ortopedia somaram 897 atendimentos nesse período. A Área Azul adulto, considerada de baixa complexidade, registrou 861 usuários atendidos e desse total, 130 continuaram em observação para tratamentos posteriores. O Hospital Pediátrico fechou a semana com quase 400 crianças atendidas e, desse total, 55 internadas.
A dona de casa Íris Silva, 39, acompanha o filho que precisou ficar internado na pediatria para tratamentos depois de uma infecção urinária. Ela conta que peregrinou em busca de atendimento e só conseguiu no Huse. A criança já apresenta melhoras em seu tratamento e até uma possível alta médica.
“Fiquei aflita com as dores que meu filho estava sentindo. Nas unidades ele só tomava a medicação mas não resolviam o problema da infecção. Procurei a pediatria do Huse e o médico, assim que examinou, já internou meu filho, que está sendo tratado com antibiótico. Hoje ele já brinca com os amiguinhos de quarto e já está com outro semblante. Só tenho que agradecer o acolhimento recebido”, ressaltou.
Os Ambulatórios de Retorno, Oncologia, Radioterapia, Nutrição e Fisioterapia totalizaram aproximadamente 100 atendimentos durante a semana.
Lourdinha
De 7 a 13 de novembro, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou 385 atendimentos. A unidade é referência em Sergipe no atendimento às gestantes de alto risco e, neste período, 175 pacientes foram admitidas e 210 avaliadas, transferidas ou até liberadas para o pré-natal.
Foram contabilizados 95 partos, sendo 49 cesarianos e 46 procedimentos normais, além de sete curetagens. Na chegada, as pacientes são avaliadas pelos profissionais da unidade e, posteriormente, classificadas de acordo com o risco gestacional.
“Se consideradas de risco habitual, são encaminhadas para uma unidade direcionada ao seu tratamento ou até mesmo para o pré-natal. Já as pacientes de alto risco permanecem e recebem atendimento multiprofissional”, destacou a gerente do setor de admissão da MNSL, Lourivânia Prado.
Andrea Vasconcelos foi uma das pacientes admitidas na MNSL durante a semana. O filho Crystian nasceu no sábado, 12. “Tudo foi muito tranquilo e rápido. Os profissionais da Maternidade são ótimos e me deixaram muito segura”, falou.
A MNSL também conta com o Serviço de Atendimento às Vítimas em Situação de Violência, que funciona 24 horas, de domingo a domingo. No setor, as pacientes fazem o acompanhamento durante seis meses com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem. Na semana passada, foram registrados três casos.
Publicado: 14 de novembro de 2016, 12:50 | Atualizado: 14 de novembro de 2016, 12:50