Rede em ação: Final de semana de resolutividade nos Hospitais Regionais
Por Luiza Sampaio e Eugênio Nascimento
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do estado contam com a assistência dos hospitais regionais, que descentralizam a Rede de Urgência e Emergência e oferecem um serviço de qualidade aos pacientes. A eficiência das unidades é demonstrada a cada balanço divulgado. Em Itabaiana, por exemplo, nesse final de semana, entre os dias 29 e 31 de janeiro, foram realizados 508 atendimentos, com 95% de resolutividade imediata no Hospital Regional.
“Tivemos 485 usuários recebendo alta médica em, no máximo, 24 horas após terem dado entrada no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho”, frisou o superintendente, Dr. Darcy Tavares.
Os atendimentos se dividiram entre 336 acolhimentos, com 329 altas médicas; 36 casos de ortopedia, com 28 altas médicas; 42 suturas, com 35 altas médicas; 63 casos de observação pediátrica, com 62 altas médicas; e 31 consultas em ambulatório, com 31 altas médicas.
Em Estância, o Hospital Regional Jessé de Andrade Fortes também teve um final de semana resoluto, registrando 164 atendimentos de urgência na sexta-feira, 159 no sábado e outros 147 no domingo. Nesses três dias, apenas 15 pacientes precisaram de internamento da unidade e outros oito de procedimentos cirúrgicos.
“É importante ressaltar que realizamos duas cirurgias provenientes do Huse, consolidando o nosso trabalho em parceria com a rede”, lembrou a superintendente, Luciana Carvalho.
Lagarto e Socorro
Apesar do número de atendimento ter sido dentro do esperado, com 448 pacientes no último final de semana, o que chamou atenção no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, em Lagarto, foi a quantidade de pacientes vítimas de acidente de moto: foram 13, além de mais um envolvido em acidente de motoneta, o que mostra que a imprudência no trânsito continua causando consequências graves para a saúde.
“A unidade registrou, ainda, dois pacientes com ferimentos por agressão física, quatro com traumas, um usuário com picada de animal e mais um com mordida de cão, além de três vítimas de intoxicação e 21 vítimas de queda”, detalhou o superintendente do regional, Oldegar Júnior.
A unidade de Nossa Senhora do Socorro foi a que registrou maior número de atendimentos no final de semana, foram 751 divididos entre as especialidades clínica médica, obstetrícia, cirurgião e pediatria. Segundo a superintendente do hospital regional, Genisete Pereira, a maternidade realizou seis partos normais, seis cesarianas e quatro curetagens.
“A parceria com o Huse continua firme, num trabalho que segue sendo feito para oferecer o melhor serviço possível. No domingo, por exemplo, recebemos uma vítima de arma de fogo e, após estabilização, encaminhamos ao Hospital de Urgência”, concluiu a gestora.
Publicado: 1 de fevereiro de 2016, 18:42 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2016, 18:42