Publicações da Editora da Funesa promovem educação e informação sobre saúde

As produções são disponibilizadas ao SUS e comunidade em geral

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove educação e informação por meio de sua editora, gerida pela Coordenação de Gestão Editorial (Coged). Os materiais produzidos são disponibilizados para a comunidade em geral na página da Funesa. 

Com a criação da Funesa em 2008, surgiu a  necessidade da implantação de um setor que viabilizasse o processo gerencial de elaboração, registro e publicação de materiais didáticos para os cursos ofertados pela Fundação. Dessa forma, a Editora da Funesa e a Coged realizam edição, revisão, organização e diagramação desses conteúdos, além do desenvolvimento de projetos gráficos de livros, manuais, relatórios, revistas, periódicos e outros.

Segundo a revisora técnica e editorial da Coged, Paloma Sant’ Anna, todos os produtos desenvolvidos pela editora são de grande importância para a Saúde em Sergipe, contribuindo inclusive para a definição de prioridades operacionais. “O acesso à informação, especialmente para os gestores e profissionais da saúde, é indispensável para a adoção de medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde pública”, afirma.

A editora também realiza o serviço de reprografia, que executa a impressão e produção de materiais como folders, cartilhas, revistas, panfletos, cartazes, banners e calendários, dando apoio à SES nessa área.

Coged democratiza o acesso à informação

A Coged foi pensada com o objetivo de consolidar e aprimorar a Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. De acordo com Paloma Sant’ Anna, são seguidos os preceitos da Política Editorial do Ministério da Saúde. “É promovida assim, a democratização do acesso às informações e a preservação e difusão do conhecimento em saúde”, esclarece a revisora.

Ela destaca que a Funesa é cooperante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). “No âmbito da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), a Coged é a referência na coleta, análise, processo e cadastro do material didático produzido pelas instituições de Saúde do Estado”, disse.

O responsável técnico em designer gráfico da Coged, Fernando Caldas, explica que a editora conta com uma equipe multidisciplinar, que trabalha aspectos diferentes da produção na saúde. “Temos uma equipe com formação em ciências humanas, sociais aplicadas e da própria área da saúde”, pontua. 

Fernando ressalta que a editora trabalha com as informações coletadas pelos profissionais que constroem a Saúde no Estado. “Nosso papel é fazer com que esse conteúdo seja trabalhado de forma adequada, para que seja acessado e difundido”, esclarece o designer.

Acesso às produções da editora é para todos

O acesso às produções da editora pode ser realizado por meio do site da Funesa, ou ainda, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, no site (https://bvsms.saude.gov.br/).

Na BVS estão disponibilizadas publicações periódicas, monografias, trabalhos apresentados em eventos científicos (seminários, conferências, reuniões, congressos), manuais e guias, teses e dissertações, relatórios técnico-científicos, estatísticas, material educativo, filmes, gravações em vídeo e registros sonoros não musicais.

Os usuários do SUS e comunidade em geral também podem contar com produtos em meio digital para acesso e download gratuito.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 10 de julho de 2023, 15:20 | Atualizado: 12 de julho de 2023, 13:54