Pronto Socorro do Huse atende 555 pacientes durante feriado pascal

Por Katiane Menezes

Recepção - PS do HuseNo último final de semana (25 a 27 de março) feriado da Semana Santa, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) recebeu 555 pacientes entre alta e baixa complexidade para atendimentos no Pronto Socorro (PS). Desse total, 102 ficaram internados para tratamento. A Área Azul adulto foi a que mais recebeu pacientes: foram 143 usuários que chegaram em busca de atendimento para dor de cabeça, dor abdominal, dor de ouvido, febre, náusea, entre outros casos clínicos considerados de baixa complexidade.

Entre a Sala de Sutura e a Ortopedia foram atendidos 228 pacientes. Desse total, 47 ficaram internados. Já na pediatria passaram 145 pacientes e 22 continuaram em observação para novos exames e avaliação médica. Os traumas por acidente motociclístico renderam 54 atendimentos, já os acidentes automobilísticos somaram apenas 6 atendimentos.

O grande alerta ficou por conta da violência urbana que continua aumentando seus dados estatísticos, foram registrados 19 vítimas por arma de fogo e 5 por arma branca.

De acordo com o diretor clínico do Huse, Marcos Kroger, a cada final de semana é crescente o número de traumas por violência urbana. “A maioria dos casos que chega ao Huse pela violência urbana necessita de alguma intervenção cirúrgica. Geralmente são pacientes politraumatizados, jovens e com faixa etária entre 20 e 39 anos. A todo instante chegam vítimas por arma de fogo. Já os acidentes motociclísticos, na maioria, causam fraturas em membros inferiores e superiores. Geralmente os ossos mais prejudicados são fêmur, tíbia e o rádio”, informou.

O plantão do Otorrino e do Oftalmo somaram 25 atendimentos, mas sem internações. O ambulatório de oncologia registrou 2 pacientes atendidos e a internação de um deles.

Publicado: 28 de março de 2016, 18:26 | Atualizado: 28 de março de 2016, 18:26