Projeto de empresa privada beneficia o Huse com 20 cadeiras de rodas
Por Katiane Menezes
Sustentabilidade e responsabilidade social. Assim foi marcada a manhã desta sexta-feira, 01, no Pronto Socorro (PS) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A unidade recebeu 20 cadeiras de rodas doadas pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, a superintendente do Huse, Lycia Diniz, equipe técnica SES/FHS/Huse, e representantes da filial Cebrac/Aracaju, estiveram presentes ao ato que faz parte da campanha socioambiental “Cadeira Solidária”.
O projeto, que acontece pelo 4º ano consecutivo, iniciou no dia 04 de janeiro e encerrou nesta manhã com a entrega da doação no Huse. Diversas instituições em Sergipe já foram beneficiadas pelo ‘Cadeira Solidária’: SAME, GACC e pessoas físicas do município de Aracaju, totalizando 48 unidades.
A coordenadora de eventos do Cebrac, Jéssica Lessa, explicou que este é um projeto socioambiental que beneficia aos que mais precisam.
“Para o Cebrac é uma satisfação muito grande encerrar essa etapa com sucesso e a sensação de dever cumprido em poder presenciar o envolvimento dos nossos colaboradores, alunos e população em geral. O Huse foi contemplado com a doação de 20 cadeiras de rodas após uma reunião com a parte administrativa do Cebrac. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita ao hospital e verificar a real necessidade, motivando ainda mais a trazer o maior número de cadeiras”, enfatizou.
A estudante de administração completa do Cebrac, Ericlísia Silva, participou do projeto e mostrou-se engajada na proposta da campanha socioambiental “Cadeira Solidária”.
“Gosto muito de ajudar. Arrecadei e pedi aos amigos para se envolver na causa e juntar as latinhas também. Não imaginei que fosse conseguir 14.801 latas. Estou muito feliz em ajudar a essa instituição que tanto necessita”, afirmou.
A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, fez questão de prestigiar e agradecer o ato de solidariedade e a parceria público/privada em contribuir com o Huse de uma forma tão nobre.
“Um ganho importantíssimo para o Huse. Toda parceria público/privada dá muito certo. A responsabilidade não é só da SES. Toda a população de Sergipe tem que ver que o único hospital que salva vidas é o Huse. Recebemos pacientes de alta complexidade e a quantidade de pacientes que entram e saem diariamente é muito grande. Que novas parcerias sejam firmadas e estaremos de braços abertos para recebê-las”, declarou.
Distribuição
As vinte cadeiras de rodas recebidas no Pronto Socorro serão distribuídas nas unidades do hospital a exemplo do Hospital Pediátrico, Centro de Oncologia, Centro Cirúrgico, Enfermarias, entre outros.
O coordenador do PS adulto, Vinícius Vilela, falou sobre os benefícios. “Essas cadeiras chegaram em um momento oportuno e vêm para substituir algumas cadeiras que estão na manutenção. Um ganho para pacientes e profissionais que vão contar com mais conforto e agilidade no atendimento e deslocamento dos pacientes”, informou.
A superintendente do Huse, Lycia Diniz, agradeceu a parceria e parabenizou a iniciativa. “Agradecemos a colaboração e a parceria do Cebrac em poder nos proporcionar um momento tão importante. É emocionante ver uma empresa privada engajada em um grande envolvimento social”, ressaltou.
ECOCEBRAC
Trata-se de um projeto dividido em 4 etapas. A primeira é o “Cadeira Solidária”, onde os alunos fazem o recolhimento de latas de alumínio e o valor arrecadado é revertido para a compra de cadeiras de rodas que serão doações às instituições que mais necessitam.
Com esse projeto, o lado social dos alunos é despertado, além de trabalhar a cidadania. Esse projeto possuiu um viés ambiental, já que podem ser retiradas do meio ambiente um total de 384.000 mil latinhas de alumínio. Só esse ano foram coletadas 91.987 mil latas, que possibilitou ao CEBRAC doar 32 cadeiras de rodas.
As cadeiras foram distribuídas entre: 20 unidades para o Hospital de Urgências de Sergipe e 12 cadeiras de rodas para o SAME.
Os próximos projetos desenvolvidos pelo Cebrac serão o Ecopedágio (distribuição de mudas), reciclagem de material (transformando em obra de arte, por um artista plástico convidado), reciclagem de material (transformar em brinquedos para crianças carentes) que serão doados em uma instituição para crianças.
Publicado: 1 de abril de 2016, 17:19 | Atualizado: 1 de abril de 2016, 17:19