Programa IST/AIDS da SES realiza ação educativa em escola estadual
Com o intuito de alertar e estimular os alunos em relação à preservação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o gerente do Programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, na noite da quarta-feira, 5, realizou uma ação educativa para os alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual General Siqueira, situado no Bairro Siqueira Campos. Na oportunidade, além da palestra, foi realizada uma dinâmica sobre sexo seguro, uma das formas práticas de orientar sobre o uso do preservativo.
A palestra abordou especificamente sobre AIDS, Sífilis e Hepatite, além desses, um dos assuntos que também teve foco foi o baixo uso da camisinha, e o incentivo para realização do pré-natal durante a gravidez, tanto pela mulher quanto pelo homem, visto que os alunos do curso são jovens e adultos e alguns já têm filho. Pensando nisso e associando com o período de festas juninas, a escola por meio de Dr. Almir realizou a ação educativa com a finalidade de prevenir o aumento no número de pessoas infectadas.
“O EJA possui um grupo de alunos diferenciado, com idade maior, que deixou a escola anteriormente, trabalha pelo dia e faz esse curso de ensino fundamental e médio a noite. Por esse motivo, nós damos muito valor e sempre que tem convite vamos, pois são pessoas que não têm muito tempo de receber informações e por isso acho importante fazer alertas e orientações sobre como se prevenir da maneira correta”, ressalta o gerente do Programa IST/AIDS da SES, Almir Santana.
A ação foi bem recebida pelos alunos e professores da escola, houve uma participação calorosa na atividade prática proposta no final da palestra e além disso os alunos já vinham desenvolvendo trabalhos escolares sobre o tema. “ A equipe pedagógica e a direção da escola tiveram uma participação muito boa, inclusive Dr. Almir recebeu um certificado da escola, como uma forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho dele, só temos a agradecer por essa parceria entre a educação e a saúde, não temos como trabalhar separados. A educação e saúde vem cada vez mais fortalecendo através desse tipo de ação que é realizada”, enfatiza a professora de Ciências Biológicas, Marli Pereira.
Publicado: 6 de junho de 2019, 15:30 | Atualizado: 6 de junho de 2019, 15:30