Programa Estadual IST/Aids realiza ação com estudantes do Fernando Collor

Por Luiza Sampaio

O Programa Estadual de IST/Aids realizou mais uma atividade educativa com estudantes sergipanos. Desta vez, a ação ocorreu no Colégio Estadual Professor José Barreto Fontes, no Conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro, e, além de uma sequência de palestras, contou com a participação da Unidade Móvel Fique Sabendo.

Segundo o coordenador do programa, o médico sanitarista Almir Santana, o resultado de ações que unem a prevenção à oferta de testes rápidos tem sido muito positivo. “Os jovens participam do momento teórico, com explicações sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis, e depois têm a oportunidade de realizar os exames, reafirmando a importância da prevenção e detecção precoce”, informou.

Para a realização dos testes rápidos, o Programa contou com a parceria das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Atenção Básica do município. “Como o número de adolescentes com tatuagens e piercings foi grande, sugerimos, especialmente, que eles fizessem o exame das Hepatites, independentemente da vida sexualmente ter sido iniciada”, ressaltou Almir Santana.

Foram 108 testes rápidos no total, entre HIV, Sífilis e Hepatites B e C, todos não reagentes. O Programa também disponibilizou preservativos masculinos e femininos e folhetos informativos. “A procura pelos testes e a interação com os jovens foi muito grande. Eles questionaram sobre o uso correto da camisinha, as formas de transmissão da Aids e a gravidez na adolescência. Um trabalho bastante proveitoso”, avaliou.

Publicado: 20 de dezembro de 2016, 17:46 | Atualizado: 20 de dezembro de 2016, 17:46