Programa Estadual de IST/Aids promove ações de conscientização para diferentes públicos

Por Manuela Penacal

Programa DST Aids (2)A equipe do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) não para e vem realizando diversas ações de prevenção pelos municípios sergipanos. Na última quinta-feira, 25, os profissionais estiveram no município de Macambira. Na ocasião, o médico Almir Santana, gerente do programa, palestrou para adolescentes ligados ao Programa Saúde e Prevenção nas Escolas do município, abordando a situação da Aids e das demais infecções sexualmente transmissíveis.

 

A ação aconteceu no ginásio de esportes local e contou com a participação de 400 pessoas. “Muitos adolescentes estão iniciando a vida sexual muito cedo e, por isso, é necessário que as escolas abordem e discutam o tema com os alunos”, avalia Almir Santana, que ainda sugeriu a implantação de cantinhos da prevenção nas instituições.

 

“Um local para disponibilização de preservativos e materiais informativos”, sugeriu.

 

Já na sexta-feira, 26, a palestra foi realizada em Aracaju para cerca de 50 funcionários do Banese Card. Além das orientações, foram abordados os números da Aids no Estado, que registra 5.049 casos. “Estamos com uma média de um caso novo por dia”, alerta o médico.

 

Ação solidária e Parada LGBT

 

No sábado, 27, crianças soropositivas e expostas participaram do Mc Dia Feliz no Shopping Jardins.  A iniciativa foi realizada em parceria com estudantes de uma instituição particular de ensino da capital sergipana, que doaram os tickets dos lanches.

 

“A alegria no rosto dessas crianças não te preço. É uma forma de se sentirem incluídas e de se divertirem também. Todas querem participar”, conta Fátima Silva, coordenadora do Movimento Nacional das Cidadãs positivas (MNCCP), instituição responsável pelo cuidado com as crianças.

 

A próxima ação de solidariedade será em outubro, com um dia de lazer na praia.

 

Já no domingo, 28, a equipe do Programa de IST/Aids esteve na Parada LGBT. No dia anterior ao evento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoiou o Seminário para a População LGBT, uma iniciativa que levanta a discussão de questões ligadas à comunidade. Durante a parada, disponibilizou gel lubrificante e os preservativos masculinos e femininos. O evento contou com a participação do Camisildo.

Publicado: 30 de agosto de 2016, 19:09 | Atualizado: 30 de agosto de 2016, 19:09