Programa Estadual de DST/Aids realiza ação com detentos do Copecan

Por Luiza Sampaio 

Dando continuidade ao trabalho de prevenção e controle realizado nas unidades prisionais sergipanas, o Programa Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Saúde (SES), voltou ao Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecan), em São Cristóvão, nessa segunda-feira, 25.

 

Desta vez, foram feitos 570 testes rápidos para HIV, através do fluido oral, com resultado de três reagentes para o vírus.

 

Uma equipe formada por cerca de 20 pessoas trabalhou na atividade, resultado da parceria entre a SES, o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e a Secretaria Municipal de São Cristóvão, além de voluntários da Universidade Tiradentes (Unit). “Já fomos em todos os presídios do estado e conseguimos detectar outros exames reagentes para Aids, o que mostra a importância de estarmos presentes em ambientes vulneráveis”, avaliou o gerente do programa, o médico Almir Santana.

 

Segundo ele, a receptividade dos detentos foi muito positiva. “Eles atenderam ao chamado e até agradeceram pela iniciativa”, revelou, ressaltando que o presídio é um local de difícil acesso, onde a população carcerária recebe visitas íntimas, muitas vezes sem a utilização do preservativo durante o ato sexual.

 

“Isso aumenta a preocupação e reforça a necessidade de mantermos esse contato, realizando os exames e orientando os detentos sobre a importância da prevenção”, frisou.

 

O coordenador geral de Saúde da Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), Thiago Rodrigues, informou que, apenas em São Cristóvão, 1000 detentos já realizaram o exame.

 

“Não é nada obrigatório, mas a aceitação está sendo muito boa. No total, a ação atingirá cerca de 4500 pessoas, que é a população carcerária do estado, num trabalho que preza pela humanização dos custodiados e promove a saúde e a prevenção”, comenta, destacando, ainda, a parceria com a SES.

 

Os detentos com exames reagentes serão acompanhados no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos.

 

Amanhã, 27, a equipe do Programa DST/Aids voltará ao Copecan para dar continuidade à ação.

Publicado: 26 de abril de 2016, 18:49 | Atualizado: 26 de abril de 2016, 18:49