Programa de IST/Aids de Sergipe participa da 3ª Semana de Fisioterapia em Paripiranga

Por Herieta Schuster

 

No último sábado, 15, foi realizada uma palestra dirigida aos estudantes de Fisioterapia, em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, no auditório da Universidade UniAges, em Paripiranga, interior da Bahia. O evento foi bastante concorrido e participativo, abordando o tema “O SUS e as Ações em Infecções Sexualmente Transmissíveis”, com ênfase na Aids e o papel do Fisioterapeuta.

 

Na palestra, foram destacadas as formas de transmissão e prevenção com destaque para a Prevenção Combinada, mostrando a importância do tratamento como prevenção. O ponto maior foi mostrar como a atividade de fisioterapia é importante para a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids.

 

Durante o evento foi realizada uma dinâmica de sexo seguro, com o gerente do Programa Estadual DST/AIDS da SES, o médico Almir Santana, onde os estudantes treinaram o uso correto da camisinha. “Foi uma palestra muito divertida e que resultou no interesse da própria universidade baiana em disponibilizar os preservativos para os alunos de forma permanente. Também será definida uma ação de oferta dos testes rápidos dentro da própria universidade. Os estudantes de Fisioterapia, após a palestra, ficaram muito interesse realizar a testagem”, relatou Almir.

 

“A proposta de trazer Almir Santana foi mostrar aos acadêmicos as possibilidades de atuação na saúde, principalmente na saúde coletiva, pelo SUS. Nosso foco foi apresentar casos de sucesso no sistema, a exemplo do que é desenvolvido pela equipe de IST/Aids de Sergipe durante anos, que é destaque em todo o Brasil através de campanhas de prevenção e cuidados com os portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis”, relatou a professora do curso de Fisioterapia da UniAges, Gisele Santana Dosea.

 

Publicado: 19 de outubro de 2016, 17:40 | Atualizado: 19 de outubro de 2016, 17:40